Abastecimento da RMBH em discussão no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

28/11/2019 - 17:45

A analista ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Nívia Lopes apresentou nesta quarta-feira (27), no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, estudo que ressalta a importância da microbacia do rio Santo Antônio para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Nívia utilizou diferentes métodos para medir a contribuição dessa microbacia, situada na Serra da Gandarela, para a vazão que chega ao Sistema Rio das Velhas/ Bela Fama, ponto de captação da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) que abastece a Grande BH. Segundo ela, o trabalho iniciou com o objetivo de mapear o percentual de cada sub-bacia inserida na bacia de contribuição de Bela Fama, mas, por uma questão de horizonte temporal, foi feito um recorte geográfico para a bacia do rio Santo Antônio, aos pés da Serra da Gandarela e acima do Aquífero Cauê.

Ainda segundo ela, o trabalho procurou comparar métodos convencionais e não-convencionais de medida de vazão e verificar a qualidade da água correlacionada com a ocupação da região.“No final desse processo, identificamos que essa bacia, muito pequena, que corresponde a 2,38% da bacia de contribuição da captação, chegava a contribuir com quase 10% do volume captado pela ETA Bela Fama no período chuvoso. A região é carente de estudos quantitativos e qualitativos, e que a metodologia de traçadores dadas as especificações da região, que possui rios muito sinuosos” explicou.

Nívia destaca também que a margem esquerda do Rio das Velhas, por ser uma área de maior ocupação humana, possui mais dados de monitoramento, o que não acontece tanto na margem direita, onde se encontra a Serra do Gandarela. Dessa forma, a relevância da região para a bacia do Rio das Velhas estava, de certa forma, subestimada. “A primeira contribuição do trabalho é para que o Subcomitê Gandarela conheça o potencial de sua região, porque muitos que ali moram não têm essa consciência; e, em segundo lugar, colaborar para que o CBH Rio das Velhas monte um quebra-cabeça da contribuição de cada sub-bacia inserida na bacia de contribuição da ETA Bela Fama para nortear as políticas públicas a partir dos dados coletados”, encerrou.

Veja as fotos da apresentação:

O XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos acontece, entre os dias 24 e 28 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Leonardo Ramos