Projeto de recuperação de microbacias no Alto Rio das Velhas: assista ao vídeo e conheça o projeto

08/02/2019 - 7:03

Os projetos hidroambientais são aqueles voltados para a recuperação e conservação de nascentes e cursos de água que alimentam e mantém vivos os rios. São iniciativas que buscam a manutenção da quantidade e da qualidade das águas de uma bacia hidrográfica.

O Subcomitê Nascentes concluiu em abril do ano passado, o projeto de ‘Revitalização de Quatro Microbacias inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) das Andorinhas’. Os locais beneficiados foram as microbacias Córrego do Andaime, Córrego do Jequiti, Córrego do Afogador e Córrego São Bartolomeu, todas próximas ao distrito de São Bartolomeu, pertencente ao município de Ouro Preto.


Assista ao vídeo e conheça o projeto:


Na região, foram construídas 64 bacias barraginhas e 11 barragens galgáveis que permitem a redução da velocidade do escoamento superficial e aumento da infiltração da água para alimentação do lençol freático. Também foram realizadas intervenções de terraceamento e formação de curvas de nível, vinculados às bacias de contenção, para controlar os processos de erosão, conservar o solo e prevenir a formação de sulcos e grotas.

O Projeto de Revitalização de Quatro Microbacias inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) levou em conta as recomendações do Plano de Manejo, recém-realizado na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes.

A UTE Nascentes situa-se na região do Alto Rio das Velhas e possui uma área de aproximadamente 542 km² integrada pelos municípios de Itabirito e Ouro Preto. Nesta UTE, o Rio das Velhas tem 55 km de comprimento, desde suas nascentes até a barragem de Rio de Pedras, em Acuruí, distrito de Itabirito. Sua área urbana com maior representatividade é Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto e seus principais afluentes são: Rio Maracujá, Ribeirão do Funil, Córrego Olaria e Córrego do Andaime.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br