Atividades de projetos hidroambientais seguem a todo vapor na bacia do Velhas

05/02/2019 - 12:28

No mês de janeiro, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou eventos de mobilização social dos projetos hidroambientais das Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs) Guaicuí e Peixe Bravo.

Com o apoio do Subcomitê Guaicuí, aconteceu no dia 24 de janeiro, na Escola Municipal Gabriel Nunes de Azevedo na comunidade do Bananal de Baixo em Várzea da Palma, a 3ª palestra e atividade prática do Projeto Hidroambiental para Proteção das Águas do Cabral da UTE Guaicuí.

O projeto visa à recuperação hidroambiental na sub-bacia do Ribeirão Bananal para minimizar o assoreamento de córregos e veredas, além de evitar o surgimento de processos erosivos ao longo das margens das estradas vicinais. As ações deste projeto também preveem a execução de 374 bacias de captação de água de chuva a serem implantadas em aproximadamente 81 km de estradas. Há também ações previstas de educação ambiental e mobilização socioambiental.

Para o coordenador – geral do Subcomitê Guaicuí, Eustáquio Neves, o evento foi muito bom. “A palestra foi bastante esclarecedora e o projeto está sendo bem aceito e abraçado pela comunidade local”.

Neves também informou, que foi realizado uma visita de campo na propriedade do sr Heraldo, onde há uma nascente que deságua no afluente do Córrego Bananal.


Veja as fotos do evento:


Em 26 de janeiro, no município de Jequitibá, ocorreu a 2ª Oficina de Capacitação e Educação Ambiental do Projeto Hidroambiental da UTE Peixe Bravo, que visa a execução de serviços hidroambientais e de atividades de educação ambiental na microbacia do Córrego Riachão nos municípios de Santana de Pirapama e Jequitibá, e nas microbacias do Córrego das Abelhas e Córrego Moreira também em Santana de Pirapama. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para uma maior disponibilidade de água e melhora da qualidade dos recursos hídricos de seu território.

“Já foram executadas cerca de 40% das intervenções propostas. O projeto prevê estruturas para captação de água de chuva como barraginhas, terraço, curva de nível, cercamento de nascentes e área de APP. Também prevê sensibilização com oficinas e ações de educação ambiental para a comunidade e proprietários rurais beneficiados”, destacou Poliana Valgas, coordenadora – geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá.

Valgas também explicou que a oficina teve o objetivo de apresentar boas práticas de conservação de áreas de plantio e pastagem. “O local de intervenção do projeto são em áreas muito produtivas com agricultores familiares que dependem da água para desenvolver suas atividades. Assim, a oficina veio de encontro com a necessidade local com a apresentação de mecanismos e técnicas de como conservar a água e de como desenvolver sem contaminar o solo e sem criar novos processos erosivos”.


Veja as fotos da oficina:


 

Acesse a plataforma Siga Rio das Velhas e acompanhe os projetos na bacia hidrográfica.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br