Autodepuração de trecho do Rio Itabirito e eleição do Subcomitê foram temas da reunião

18/02/2016 - 11:43

Na quinta –feira (11), os membros do Subcomitê Rio Itabirito se reuniram no município de Itabirito, em Minas Gerais.

Os presentes debateram sobre a 88º Plenária do CBH Rio das Velhas que irá acontecer na próxima quinta-feira (18), falaram sobre a importância da criação do Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas e discutiram sobre o projeto hidroambiental da região.
Na reunião, o representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Raphael Silva , apresentou aos presentes seu estudo realizado em trecho do Rio Itabirito. O estudo visa avaliar a capacidade de autodepuração de um trecho do Rio Itabirito evidenciando a eficácia depurativa do corpo receptor ao receber os efluentes coletados e tratados do município. “Compreender a capacidade de assimilação da matéria orgânica do corpo d’ água é de extrema relevância para o planejamento e manejo dos recursos hídricos do município de Itabirito”, afirma Raphael.
Por fim, Raphael destaca que, o estudo é importante para a qualidade da água “os aspectos são de grande importância para a vida do rio no que tange ao abastecimento público, a saúde pública e a qualidade ambiental das águas da Bacia”.

reuniao_subcomiteitabirito
Reunião do Subcomitê Rio Itabirito, que aconteceu no dia 11 de fevereiro. (Crédito: CBH Rio das Velhas)

Eleições do Subcomitê Rio Itabirito – Gestão 2016 /2018

A próxima eleição do Subcomitê acontecerá no dia 10 de março de 2016 (quinta-feira), às 09h, no Parque Ecológico de Itabirito – Avenida Queiroz Júnior, nº 1.500, Bairro Santo Antônio – Itabirito (MG).
A eleição é uma oportunidade para as instituições se tornarem parte da composição do Subcomitê, de compartilharem das decisões, planejamentos e aprimoramentos da gestão das águas da região e consequentemente de toda a Bacia.
As entidades interessadas em participar da nova composição deverão comparecer no próximo encontro.

Conheça a região:

[Gallery-H album=’RegiaoItabirito17DeFevereiroDe2016′ template=’t1]


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br