Bacia do Ribeirão Tabocas recebe obras para produção e melhora da qualidade da água

15/09/2021 - 16:41

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou, no último sábado (11), o Seminário Inicial do projeto hidroambiental “Produzindo Água na Bacia do Ribeirão Tabocas”, na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirões Tabocas e Onça. O evento foi na comunidade de Vargem Bonita, em Jequitibá.

Com recursos na ordem de R$ 979.707,24 – advindos da cobrança pelo uso da água na bacia – o projeto tem como objetivos a manutenção das áreas de recarga hídrica das microbacias, visando o aumento da taxa de infiltração de água no solo, além da elevação do lençol freático nas microbacias, amenizando os reflexos dos longos períodos de estiagens.

Presente no evento, Poliana Valgas, presidente do CBH Rio das Velhas e secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Jequitibá, destacou que o projeto desenvolverá técnicas para conservação de água no solo e, ainda, irá sensibilizar os produtores rurais sobre as boas práticas para manter as propriedades produzindo água. “Sem água a propriedade não vale nada. Não se perde terreno quando você autoriza uma intervenção, mas sim o ganho de um recurso fundamental para garantir a produção de água nas propriedades inseridas em cinco microbacias: Córregos Aguada, Vargem Bonita, Barracão, João Ferreira e Mochila. Haverá readequação de estradas, plantio, conversação de nascentes e recuperação de águas degradadas”, explicou Poliana Valgas.

Outras obras específicas previstas são: reflorestamento com plantio de espécies nativas, plantio de gramíneas, implantação de paliçadas, adequação de estrada rural, cercamento de área de APP, implantação de bacias de contenção (barraginhas), de terraço em nível, de bacias de contenção Tipo II, manutenção florestal e realização das atividades de inspeção/manutenção das estruturas.

A Fortal Engenharia será a empresa executora do projeto, que prevê serviços hidroambientais e de atividades de educação ambiental nas microbacias dos Córregos Aguada, Vargem Bonita, Barracão, João Ferreira e Mochila. “Estamos muito contentes em contribuir para que os lençóis freáticos voltem a florar e os córregos se tornem mais perenes. A população pode contribuir muito com a experiência e conhecimento que tem das propriedades, bem como apontar o caminho das águas. Os moradores também ajudam na orientação da empresa, o que é fundamental para que trabalhemos de forma efetiva e entreguemos os resultados esperados”, explicou o engenheiro responsável, Marco Alan Batista de Castro.

Também serão realizadas Oficinas de Capacitação e Educação Ambiental. Sob a coordenação da mobilizadora social Laudiene Soares de Sousa, os temas propostos a serem abordados são: a importância e estrutura dos Subcomitês; práticas de manutenção das estruturas instaladas e das demais ações do projeto; e práticas de conservação e preservação do solo e recursos hídricos incluindo a importância da conservação e recuperação de áreas de APP (áreas de preservação permanente).

O morador e produtor rural Flávio dos Santos, que há 35 anos mora na região, já sente os reflexos da escassez hídrica. “Nos últimos a decadência de água é grande, em todo o mundo. No ano passado, os cursos de água da região secaram quase que por completo. O produtor rural tem que se envolver com essa causa, porque é a única maneira de manter sua propriedade produzindo. Podemos ter dificuldades com alguns proprietários na cessão de terreno, mas precisamos conversar, sobretudo porque a população está empenhada e interessada em colaborar com o projeto”, ressaltou.

 

O território

 A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Tabocas e Onça localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Jequitibá e Paraopeba, ocupa uma área de 1.223,26 km2. Seus principais cursos d’água são o Ribeirão da Onça, Ribeirão Tabocas, Ribeirão do Melo e Córrego Barro Vermelho.

A UTE Ribeirão Tabocas e Onça possui uma Unidade de Conservação inserida em seu território, ocupando 73,14 ha, chamada Monumento Natural Peter Lund. Quanto à prioridade, 14% da área são considerados prioritários para conservação, denominadas Caverna do Salitre e Paraopeba.

Com relevo calcário, a região possui inúmeras grutas, sendo a Gruta de Maquiné a mais famosa. Com uma vegetação de campos gerais e veredas, a região é terra natal do escritor João Guimarães Rosa, sendo fonte de inspiração de sua obra literária. As grutas e a cultura do sertão atraem muitos turistas à região.

A agropecuária, o assoreamento, o lançamento de efluentes domésticos e industriais, o aporte de carga difusa, as queimadas, a atividade minerária e silvicultura são os principais agentes de interferência na qualidade das águas. A UTE Ribeirão Tabocas ainda não possui Subcomitê de Bacia Hidrográfica instituído.

 

Veja as fotos do encontro:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Celso Martinelli
Fotos: Fernando Piancastelli