Baixa qualidade da água faz SAAE de Sete Lagoas interromper captação no Rio das Velhas

20/08/2021 - 16:13

Nesta sexta-feira (20), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sete Lagoas suspendeu temporariamente a captação de água do Rio das Velhas na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Funilândia. “Devido à baixa qualidade da água do Rio das Velhas, houve paralisação das atividades da captação e da ETA e, consequentemente, a suspensão temporária do abastecimento”, informou a autarquia em nota.

Assim, o fornecimento de água ficou comprometido nos bairros abastecidos pelo Sistema Rio das Velhas, entre eles: São João, Emília, Esperança, Braz Filizola, São Vicente, Olinto Alvim, São Pedro, Santa Marcelina, Bom Jardim, Montreal, Canadá, Monte Carlo, Tamanduá, Interlagos, Luxemburgo, Jardim Europa, CDI, Aeroporto, Planalto, JK e Industrial.

O Sistema Rio das Velhas é responsável por abastecer 1/3 da população de Sete Lagoas, o que representa aproximadamente 70 mil pessoas. A captação ocorre a jusante das cidades de Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia, e do encontro do Rio das Velhas com os Ribeirões Arrudas e Onça, que prejudicam a qualidade de suas águas.

A situação é agravada no período de estiagem, quando o Rio das Velhas apresenta vazões significativamente baixas – com menos água, portanto, para diluição de poluentes. Atualmente o Rio das Velhas se encontra em estado de alerta, o último antes da necessidade obrigatória de restrição de uso.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro / Com informações da ASCOM da Prefeitura de Sete Lagoas
Foto: ASCOM da Prefeitura de Sete Lagoas