A vigésima segunda edição do Boletim Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) traz informações sobre a bacia e as atividades do colegiado.
A edição chama a atenção sobre como a impermeabilização do solo e a canalização dos cursos d’água vem prejudicando a capacidade de absorção da água pluvial e criando um sistema de inundações e alagamentos que provocam a destruição de ruas, deslizamentos de terras, prejuízos ambientais e sociais, e até a perda de vidas humanas.
Outro ponto importante foi a realização do 9º Encontro de Subcomitês, que aconteceu em novembro do ano passado. Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, a realização do Encontro de Subcomitês é de importância política, já que o Comitê amplia a participação e o controle social sobre as águas em meio a um contexto de centralização proposto pelos governos.
O boletim também traz informações sobre o projeto de construção do Complexo Hidrelétrico Quartéis na bacia do Rio Paraúna, importante afluente do Rio das Velhas. A população teme danos ambientais e sociais que essa construção possa angariar para a região.
A entrevista da edição é com o presidente do CBH Rio Paraopeba, Winston Caetano de Souza, mais conhecido como Tito, que falou sobre a aprovação do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Rio Paraopeba.
Confira também mais informações sobre o podcast ‘Momento Rio das Velhas’, a entrega de mais planos de saneamento básico em municípios da bacia hidrográfica, os projetos hidroambientais que vem sendo executados pelo Comitê e sobre o novo texto acerca da remodelagem proposta pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Confira a versão digital da 22ª edição do Boletim Informativo:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha