Capacitação para o Plano de Manejo Comunitário de Nascentes Urbanas acontece na sub-bacia do Ribeirão Onça

31/07/2018 - 20:55

Entre os meses de julho e setembro, o Subcomitê Ribeirão Onça, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), e a empresa NMC Projetos e Consultoria, realizam cinco módulos do curso de ‘Capacitação para o Plano de Manejo Comunitário de Nascentes em Ambientes Urbanos’. As ações acontecem sempre aos sábados e integram o projeto hidroambiental de ‘Diagnóstico de Nascentes Urbanas da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça’.

O curso tem o objetivo de definir ações de revitalização e valorização de três nascentes na sub-bacia do Ribeirão Onça. “Estamos facilitando um processo de construção coletiva com o objetivo de definir três nascentes em que o grupo irá querer trabalhar. A ideia é fazer um mutirão em cada nascente nas regiões [Baixo Onça, Izidora e Vilarinho] que estamos trabalhando”, afirmou Lucas Alves, mediador do curso.Para isso, Alves ressalta que a atividade é um processo de inspiração. “O grupo está conhecendo outros rios e as transformações e as possibilidades de revitalização. A partir disso, iremos pensar que rio queremos, que água queremos e quais funções queremos dar a ela”.

Confira as fotos da atividade:

Confira a programação das próximas aulas:

Nascente da Felicidade

Em março do ano passado, o projeto de “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça” inaugurou obras de melhoria e revitalização na Nascente da Felicidade, que situa-se próximo à Escola Municipal Jardim Felicidade.

Na área da cabeceira foram feitas ações de limpeza e plantio de mudas e grama, contenção de barranco em madeira, construção e melhoria dos reservatórios de água e das bicas. Além disso, foi desenvolvido junto à comunidade um trabalho de mobilização em instituições locais e um grafite no muro da escola, onde fica a nascente, para fortalecer e valorizar a preservação da fonte.

Saiba mais.

Projeto Valorização de Nascentes Urbanas: Diagnóstico de Nascentes Urbanas da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça

O projeto de Valorização de Nascentes Urbanas está em sua terceira fase com a elaboração do diagnóstico das nascentes urbanas na bacia hidrográfica do Ribeirão Onça e será executado nas seguintes áreas de abrangência: Baixo Onça; Izidora e Vilarinho. Além disso, a iniciativa irá integrar atividades de mobilização socioambiental, educação ambiental e capacitação.

Ribeirão Onça

O Ribeirão Onça é um afluente da margem esquerda do Rio das Velhas e tem como principais afluentes o córrego Cachoeirinha e o Ribeirão Izidora que recebe os impactos diretos da ocupação de Venda Nova e região norte de Belo Horizonte. A Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça ocupa parte da cidade de Contagem e da região norte de Belo Horizonte é considerada a que mais polui o Rio das Velhas. Sua bacia abriga mais de um milhão de pessoas e em parte dos 36,8 km de extensão do Ribeirão, tem suas margens ocupadas irregularmente, provocando a degradação ambiental ao longo do curso d’água.

Juntamente com o Ribeirão Arrudas, o Onça encontra-se na região mais populosa da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Belo Horizonte, Contagem e Sabará. Os ribeirões Onça e Arrudas são responsáveis pela drenagem da maior parte dos esgotos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofrem com a diminuição das áreas de drenagem natural e ocupação desordenada de encostas e fundos de vale, devido a sua intensa ocupação.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br