CBH Rio das Velhas assina contrato para a construção da plataforma SIGA Rio das Velhas

16/11/2016 - 10:14

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), por meio da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo), e a K2 Sistemas assinaram Termo de Contratação para a construção da plataforma “SIGA Rio das Velhas”. A reunião aconteceu na tarde desta segunda –feira (14), na sede da AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte.

O projeto tem o intuito de construir uma plataforma tecnológica que realize a gestão do conhecimento produzido, permitindo o acesso de forma abrangente, interoperável e colaborativo ao conjunto de informações a respeito da Bacia do Rio das Velhas.

Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, a ferramenta tem o objetivo de empoderar a sociedade a respeito do Rio e de suas características, auxiliando assim, na gestão dos recursos hídricos. “A ideia é mostrar que as escolhas que se faz no território da Bacia são decisões que implicam em resultados futuros. Assim, quanto mais informação a sociedade tiver consequentemente teremos uma sociedade mais crítica e consciente na tomada de decisões”.

Objetivos iniciais da plataforma:

. Armazenar, publicar e manter os dados produzidos na elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas;
. Armazenar, publicar e manter os dados de acompanhamento das outorgas
de uso da água, emitidos para a bacia do Rio das Velhas;
. Armazenar, publicar e manter os dados geográficos da bacia, permitindo a
construção e aplicação de modelos de análise espacial;
. Permitir a gestão dos conteúdos dos usuários e das ferramentas que compõem a plataforma;
. Permitir a difusão de informações e conteúdos por meio de uma sala de
situação que será futuramente implantada pelo CBH Rio das Velhas.

Veja as fotos da reunião:


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br