CBH Rio das Velhas compartilha experiências no Seminário Governança Ambiental Hídrica de Sergipe

19/03/2024 - 15:05

Os êxitos e desafios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foram apresentados pela presidenta, Poliana Valgas, no Seminário Governança Ambiental Hídrica de Sergipe, realizado na sede do Ministério Público de Sergipe (MPSE), em Aracaju, na manhã desta segunda-feira (18).


O evento, organizado pela Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP) e pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes (CAOpSFN), se soma às mobilizações da Semana Nacional da Água na conscientização e promoção do debate acerca de modelos eficientes de gestão de recursos hídricos.

Na apresentação, a presidenta destacou os 26 anos de atuação do CBH Rio das Velhas, enfatizando o diferencial de ser organizado em Subcomitês, o que garante uma gestão descentralizada, baseada na construção coletiva e na mobilização social.

“O evento foi extremamente proveitoso, porque compartilhamos nossas experiências, destacando a gestão descentralizada, que é o grande diferencial do nosso Comitê, e também pudemos ouvir experiências de outros projetos exitosos. Essa troca é fundamental para que possamos pensar sobre os desafios e os gargalos que ainda precisamos enfrentar para avançar na gestão dos recursos hídricos em nível regional e nacional’, avalia Poliana.

Poliana apresentou para o público quatro pontos que são cruciais para o êxito nas ações do Comitê: promover a participação social de forma descentralizada, comunicação e mobilização social, construção da vontade política e articulação intersetorial, e a qualificação dos conselheiros. “Compartilho esses pilares pois eles podem inspirar boas práticas de governança para outras entidades e instituições que buscam superar os desafios, que são muitos, na gestão dos recursos hídricos”, expressa.


Confira mais fotos:


Rede de ação

Além da palestra com a presidenta do CBH Rio das Velhas, a programação contou com as apresentações do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira; da Coordenadora Nacional do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), Luciana Khoury; e da Procuradora Regional da República (DF), Lívia Tinôco. Encerrado o ciclo de palestras, foi organizada uma mesa redonda, que contou com a participação de membros do MPSE e do Ministério Público de Contas de Sergipe.

O presidente da CBHSF enfatizou a importância do fortalecimento de uma rede de ação que contemple as várias instâncias sociais. “O trabalho deve ser contínuo e conjunto, executado por todos os municípios em parceria com as instituições e com a sociedade. O seminário foi muito importante, pois contou com a participação de mais de 400 pessoas para discutir e trocar experiências sobre a questão dos recursos hídricos. Não temos muito o que comemorar nesta Semana Mundial da Água, a mensagem que ficou evidente é que precisamos continuar somando esforços”, considera Maciel.

O procurador do MPSE, Sandro Costa, destaca que o evento foi idealizado para fortalecer a discussão fundamental sobre os recursos hídricos, reunindo parceiros para se somar ao poder público na busca por ações efetivas. “O seminário aconteceu nesta data simbólica, no início da Semana Nacional da Água. O debate efetivo sobre os recursos hídricos é uma questão ambiental necessária, pois é crucial para a nossa sobrevivência e de todas as espécies. Foi um momento muito importante para trocar experiências e fortalecer nossa rede parceiros, pois estamos lidando com um problema complexo, que deve ser resolvido com o poder público e a sociedade de mãos dadas”, pontua.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Michel de Oliveira
Fotos: Azael Goes