CBH Rio das Velhas conclui projeto de recuperação de nascentes em Nova Lima

27/11/2023 - 16:16

Projeto Nascentes Vivas buscou sensibilização da população e conservação dos olhos d’água; Encontro final será neste próximo sábado (02) no Balneário Água Limpa


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o Subcomitê Águas da Moeda convidam a todos para o Encontro Final que marcará a conclusão do Projeto Nascentes Vivas, realizado ao longo dos últimos 12 meses no Bairro Balneário Água Limpa, na porção pertencente ao município de Nova Lima. O evento será realizado no próximo sábado (02), quando as ações desenvolvidas e os resultados serão apresentados à comunidade e os materiais produzidos, distribuídos.

O projeto teve a principal finalidade de sensibilizar a população residente e incentivar a conservação ambiental das nascentes do bairro. Durante o seu desenvolvimento, as nascentes foram mapeadas, cadastradas e contaram com ações estruturais. Foram realizadas também ações de Educação Ambiental no território, como visitas de reconhecimento, rodas de conversa, oficinas, mutirões, construção de duas TEVAPs (Tanques de Evapotranspiração) em duas residências do bairro, plantio de mudas, instalação de placas educativas, produção de cartilhas, banners e de catálogo das nascentes mapeadas. Tudo isso visando informar a população acerca da importância da conservação do meio ambiente, das nascentes e dos recursos hídricos.

O Balneário Água Limpa

O histórico de surgimento da região de Água Limpa, situado na divisa de Nova Lima e Itabirito, às margens da Rodovia BR 040, remete aos anos 1950, quando um empreendimento denominado Balneário Náutico de Água Limpa tentou se instalar na localidade, mas não conseguiu concretizar sua proposta. Inicialmente, era um loteamento comercializado para funcionários públicos, relacionado à campanha eleitoral de Juscelino Kubitschek à Presidência, mas que carecia de infraestrutura mínima de acesso e ocupação. Com o passar do tempo a ocupação ocorreu através de loteamentos com urbanização inexistente, o que destaca a necessidade de atenção para as questões socioambientais da região. O potencial hídrico da região é fragilizado pela especulação imobiliária e pelo padrão no uso e ocupação do solo.


Confira o convite:


SERVIÇO:

Encontro Final: Projeto Nascentes Vivas

Data: 02/12/2023 (sábado)
Horário: 09h30 às 11h30
Local: Sede da Associação de Moradores do Água Limpa (AMALI) – Rua dos Industriários, nº 953, bairro Balneário Água Limpa – Nova Lima/MG.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social