CBH Rio das Velhas e Comitês de Sergipe promovem intercâmbio de experiências

06/04/2022 - 20:25

Na última sexta-feira (01), o CBH Rio das Velhas recebeu, em sua sede, em Belo Horizonte, membros dos três comitês de bacias hidrográficas atualmente instituídos no estado de Sergipe: dos rios Japaratuba, Piauí e Sergipe. O encontro teve o objetivo de promover um intercâmbio de experiências e ações, com foco no processo de estruturação e criação de Subcomitês, bem como na comunicação, mobilização social e educação ambiental promovida pelo CBH Rio das Velhas.


A presidenta do Comitê, Poliana Valgas, abriu o encontro destacando a diversidade e algumas características da bacia do Rio das Velhas, e da organização do próprio CBH. “Nós estamos falando de uma bacia de 51 municípios, que possui peculiaridades diversas, e essa estruturação do Comitê é um diferencial. Contamos com 18 Subcomitês em 23 das unidades de planejamento da bacia, o que garante uma ampla mobilização em cada território”, disse.

Ainda na rodada de apresentações, o presidente do CBH do Rio Sergipe e integrante da DESO (Companhia de Saneamento Básico do estado de Sergipe), Ardiles Ferreira, destacou a importância do encontro. “Estou aqui para aprender, desde o Fórum Mineiro de Comitês de Bacia [FMCBH, cuja última reunião havia sido no dia anterior] venho aprendendo. Eu particularmente vim com uma missão de entender como funciona e levar a ideia do Plano de Comunicação do CBH Rio das Velhas para Sergipe”.

Na sequência, Mário Rodrigues, gerente socioambiental da DESO e secretário do CBH do Rio Piauí, apresentou algumas ações da companhia relacionadas à educação ambiental no estado, com destaque para a “DESO vai à escola”, projeto que contou com a parceria dos estúdios de Maurício de Souza para a produção e distribuição de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica voltada à educação ambiental.

Além disso, Mário ainda destacou o projeto “Saneamento Expresso”, que consiste em uma unidade móvel de educação ambiental, instalada em um ônibus especialmente projetado para este fim, e que conta com telas e maquetes didáticas, que representam etapas do “ciclo do saneamento”, como distribuição e tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto. Ainda segundo Mário, o ônibus, adquirido por meio de financiamento junto ao Banco Mundial, alcançou, desde agosto de 2021, um total de 9,5 mil pessoas.

Confira a apresentação completa


Confira mais fotos das atividades: 


Procomitês em Sergipe e estrutura do CBH Rio das Velhas

Outro ponto destacado pela equipe da DESO foi a adesão dos três comitês atualmente instituídos no estado de Sergipe (Japaratuba, Piauí e Sergipe) ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) que visa promover o aprimoramento dos CBHs dos Estados e do Distrito Federal.

Os comitês do estado aderiram ao programa em 2017 e o diretor do Departamento de Gestão Participativa de Sergipe, Marcos Leite, que lida diretamente com os três comitês, explicou em sua apresentação como a adesão ao Procomitês representa uma fonte de recursos para os CBHs. “O cumprimento das metas presentes no contrato de adesão junto à ANA garante um repasse de 50 mil reais anuais a cada um dos comitês do Estado, ou seja, este é um importante canal para conseguirmos esses recursos”, reforçou.

Marcos ainda destacou o interesse em conhecer mais a respeito da estruturação e do funcionamento da Agência Peixe Vivo, enquanto agência de bacia. “Um dos nossos desafios é a contratação de uma agência de bacia, que daria um dinamismo maior às nossas ações. Então, essa troca de informações é muito relevante, até porque essa implementação em Sergipe não será tão simples, principalmente por conta dos recursos atuais”.

Outro desafio citado pelo diretor foi a implementação do plano de comunicação dos Comitês, que já se encontra desenvolvido. “Queremos também entender como foi a implantação e desenvolvimento do plano de comunicação aqui no Velhas”. Por fim, Marcos apresentou algumas ações desenvolvidas pelos comitês nos últimos anos.

Para esclarecimento dessas dúvidas pontuadas ao longo do encontro, as integrantes da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas, Luciana Gomes e Thaís Alves, fizeram uma apresentação e recuperação histórica da bacia do Rio das Velhas e do próprio Comitê, com destaque para a estrutura organizacional do CBH, incluindo pontos de interesse dos integrantes da DESO, como atuação da Peixe Vivo enquanto secretaria executiva do comitê, funções das conselheiras e dos conselheiros, e organização e importância dos subcomitês ao longo da bacia. Além desses pontos, a importância das equipe de comunicação e o papel da equipe de educação ambiental e mobilização social no processo de assessoria aos Subcomitês também foram temas abordados na apresentação.

Ainda sobre os Subcomitês, o secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, falou sobre a atual importância dessas “ramificações” para o Comitê e pontuou ainda que o foco nas demandas locais é a grande vantagem da estrutura dos Subcomitês. “O Subcomitê é um órgão consultivo, que hoje é ouvido, é atendido, acompanha e demanda projetos ao CBH e isso é um ganho muito grande, pois são essas pessoas que acompanham de perto as demandas de cada território”.

Veja a apresentação na íntegra


Marcus Vinícius Polignano falou sobre a estrutura dos Subcomitês no âmbito do CBH Velhas


A reunião contou também com as presenças da Coordenadora do Fórum Alagoano de Bacias Hidrográficas, Maria Elza Araújo; da presidenta do Comitê da Bacia hidrográfica do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha, Emanuele Mares; as conselheiras Maria José Vieira, do Subcomitê Ribeirão do Onça, e Márcia Marques, do Subcomitê Ribeirão Arrudas; do presidente da Câmara Técnica de Educação Mobilização e Comunicação (CTECOM), do CBH Velhas, Edinilson dos Santos; do secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano; além de membros da Agência Peixe Vivo, e das equipes de Mobilização e Comunicação do comitê.

Os trabalhos na parte da manhã foram encerrados com uma roda de conversa, em que dúvidas finais puderam ser esclarecidas.

Visita à nascente

Na parte da tarde, o grupo, composto pelos integrantes da DESO, por conselheiras e conselheiros, e por membros da equipe de mobilização do CBH, visitou a nascente revitalizada pelo Projeto de Recuperação e Conservação de Nascentes Urbanas na UTE Ribeirão Arrudas, localizada na Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia. O grupo foi recebido pela diretora Maria do Carmo, que apresentou a nascente principal e explicou que ela é utilizada como instrumento pedagógico por alguns professores.

Outro que esteve presente na recepção do grupo foi o conselheiro e ex-presidente do CBH Rio das Velhas, Rogério Sepúlveda, que fez uma recuperação histórica de ações de cuidado com nascentes urbanas dentro do Comitê, incluindo o processo de cadastro das nascentes e de “cuidadoras e cuidadores de nascentes”, pessoas ou estabelecimentos que possuem nascentes em seus terrenos, como é o caso da escola Santos Dumont.

Rogério ainda destacou a necessidade de o Comitê manter-se próximo e auxiliar a sociedade civil no cuidado com as nascentes. “Nesse caso aqui, não adianta o Comitê querer substituir a própria escola, você tem que ajudar a escola a fazer o que ela já faz”, completou.


Completando o dia de intercâmbio, o grupo visitou nascente em escola na UTE Ribeirão Arrudas


Avaliação do encontro

Finalizadas as atividades ao final da tarde, o presidente do CBH de Japaratuba, José Jorge Santos, reforçou a importância do encontro destacando a ligação entre as duas regiões, do Alto São Francisco, onde está o estado de Minas, e do Baixo, onde localiza-se o estado de Sergipe. “Pudemos conhecer e dialogar com pessoas comprometidas com a gestão do sistema hídrico e que contribuem com a qualidade de nossas águas. A água que a gente recebe lá no Baixo São Francisco é reflexo da atitude de vocês aqui no Alto, enquanto guardiões da água, enquanto membros e conselheiros do colegiado. Vocês proporcionam essa segurança hídrica lá em Sergipe”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Arthur de Viveiros
Fotos: Arthur de Viveiros