CBH Rio das Velhas e SAAE Sete Lagoas formalizam parceria

27/04/2018 - 18:54

Na última segunda-feira (23), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, foi recebido na sede do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sete Lagoas pelo diretor-presidente da instituição, Arnaldo Nogueira, e sua equipe técnica. Para Polignano, a visita foi um marco na aproximação entre o comitê e o SAAE, a fim de firmar parceria para promover a revitalização da bacia.

No encontro, o diretor-presidente do SAAE destacou a importância da aproximação com o comitê por conta da demanda hídrica do município, além de questões técnicas de operação no rio. Foram discutidos também temas de interesse público no município de Sete Lagoas, como a criação de Unidades de Conservação municipais pelo Executivo e a contratação de projetos hidroambientais pelo CBH Rio Velhas, com recursos da cobrança pelo uso da água. Debateu-se sobre a importância da já iniciada construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Matadouro pelo SAAE, com recursos federais. Discutiu-se sobre o exacerbado uso de água subterrânea pela indústria local e para atendimento ao sistema misto de abastecimento público da cidade.

Ainda durante a visita, a equipe do SAAE apresentou o panorama de funcionamento do sistema de tratamento de água Rio das Velhas, que já capta – segundo o SAAE – aproximadamente 300 litros por segundo no rio, para atender uma demanda estimada em 490 litros por segundo. A equipe também apresentou denúncias referentes a mortandades de peixes e problemas correlatos à qualidade de água do Velhas. A esse respeito, Polignano demandou informações sobre qualidade da chamada água bruta, vazão do rio e monitoramento dos poços tubulares no município.

A equipe SAAE também questionou sobre a demora na nomeação da autarquia para o plenário do CBH Rio das Velhas e sobre a necessidade de participação na gestão do rio. Polignano esclareceu que os comitês de bacia mineiros ainda não deram posse aos conselheiros eleitos em 2017. Ele concluiu dizendo que, decorrido o processo no Governo Estadual através do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), todas as entidades serão prontamente convocadas para a nova composição do CBH Rio das Velhas. Ele ainda alertou sobre a importância da participação do SAAE nas reuniões do comitê, destacando que são públicas.

Polignano também informou sobre a conversa prévia com a coordenadora do Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) Ribeirão Jequitibá, Poliana Valgas, a qual foi discutida a realização de um seminário do programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, previsto para o segundo semestre de 2018, em Sete Lagoas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br