CBH Rio das Velhas lança Projeto de Produção de Água para as UTEs Jabó-Baldim e Rio Cipó

18/05/2022 - 18:25

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em parceria com o Subcomitê Rio Cipó, promoveu os eventos de lançamento do Programa de Produção de Água para as unidades territoriais estratégicas (UTEs) Jabó-Baldim e Rio Cipó. As cerimônias foram realizadas em Baldim, Santana de Pirapama, e em Santana do Riacho, nos dias 5, 7 e 17 deste mês, respectivamente.


O evento do dia 7, realizado na comunidade Várzea da Quina, em Santana de Pirapama, contou com a participação de representantes do subcomitê Rio Cipó, da Fortal Engenharia, empresa executora do projeto, além de membros do poder público e da comunidade rural de Santana de Pirapama.

Já na abertura do encontro, o fundador e conselheiro do subcomitê do Rio Cipó, José Geraldo Silvério, o Zezinho, morador icônico da região de Santana de Pirapama, destacou a relevância do projeto para a preservação de cursos d’água e ressaltou o papel da comunidade durante a implantação das obras propostas. “Essas intervenções não dependem somente da Fortal, ou da chuva, dependem também e principalmente do conhecimento e da aceitação do ribeirinho”. Ele complementa, “se tiver essa interação, o ribeirinho passa a ser um guardião do projeto, se ele não for, ninguém mais consegue ser”.

Outra que também falou no início do evento foi a coordenadora de mobilização do Subcomitê do Rio Cipó, Izabel Nogueira. A moradora de Baldim apontou a importância do Rio Cipó, e dos córregos contemplados no projeto, para o equilíbrio hídrico da região. “Todos esses córregos aqui, contribuem com água de boa qualidade para o Rio das Velhas, e nós estamos aqui para melhorar o Rio das Velhas”. Izabel também destacou a participação dos moradores da região e a importância do senso de pertencimento da comunidade. “Espero que vocês abracem esse projeto, o quão importante é vocês tomarem conta desse lugar onde moram, o gesto que a gente faz aqui, agora, se reflete em 800km de rio, até o encontro do Velhas com o São Francisco.”

Após a fala de Izabel, o prefeito de Santana de Pirapama, Dalton Silva (PSC), e o representante da Fortal Engenharia, Caetano Mascarenhas, também cumprimentaram a todos os presentes. Antes do detalhamento do projeto, a mobilizadora social da Fortal Engenharia, Laudiene Sousa, fez uma breve apresentação da estrutura do CBH Rio das Velhas, destacando os Subcomitês e as Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs). Neste momento, a equipe exibiu um vídeo de apresentação do Subcomitê do Rio Cipó.


Confira o vídeo na íntegra:


Mais sobre o projeto

O projeto, financiado pelo CBH Rio das Velhas por meio de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, tem o objetivo de promover a recuperação ambiental, por meio de intervenções estratégicas, nas UTEs Jabó-Baldim, Rio Cipó, Peixe Bravo, favorecendo assim a produção de água na região. As intervenções serão realizadas principalmente nas bacias dos córregos Grande, Curralinho, Curral Queimado e também no córrego dos Cocos, este último localizado na comunidade de Várzea da Quina, local de lançamento do projeto.

Segundo o engenheiro e representante da Fortal, Caetano Mascarenhas, que apresentou detalhes do projeto aos presentes, dentre as intervenções previstas estão a implantação de mais de 300 barraginhas (tipo I, em áreas de estrada, e tipo II, em áreas de pasto), a implantação de três bigodes isolados, além da realização de 7.605 metros de cercamentos e de quase 10 hectares de plantio de mudas e enriquecimento. Ainda de acordo com o engenheiro, essas medidas ajudam na captação de água das chuvas, melhoram a taxa de infiltração de água no solo, reduzem a formação de escoamento superficial e de processo erosivos.

Ao final de sua apresentação, o representante da Fortal exibiu um mapa da região no qual estão discriminadas todas as intervenções propostas, nas áreas previamente mapeadas pela empresa. Durante sua fala, Caetano ainda esclareceu dúvidas e acolheu sugestões dos membros da comunidade que terão obras em suas propriedades.


Confira mais fotos do encontro:


Processo

A mobilizadora social da Fortal, Laudiene Sousa, destacou que, durante o processo de execução das obras, também serão realizadas ações ligadas aos eixos de comunicação, mobilização e educação ambiental, para que toda a comunidade esteja integrada ao projeto. Segundo ela, as ações de comunicação e de mobilização já começaram antes mesmo do início das obras, por meio de visitas às residências das comunidades contempladas pelo projeto e pelo cadastramento de moradores que terão obras em seus territórios. Laudiene ressaltou que a autorização do proprietário é fundamental para a implantação do canteiro de obras.

Já no caso das ações de educação ambiental, Laudiene informou que serão realizados seminários e oficinas teóricas e práticas voltadas a questões relevantes para cada comunidade. Dentre os temas propostos estão as “práticas de manutenção das estruturas instaladas e das demais ações do projeto”, “práticas de conservação e preservação do solo e recursos hídricos”, além de “preparação de bombas de sementes”.

Segundo o cronograma do projeto, o início das obras deve ocorrer ainda neste mês. O projeto tem um prazo de 18 meses para sua realização.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Arthur de Viveiros
Fotos: Paulo Vilela