CBH Rio das Velhas mobiliza comunidade de Lassance para eleição do Subcomitê Guaicuí

26/01/2017 - 15:28

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), juntamente com Projeto Manuelzão participou, no dia 21 de janeiro, no município de Lassance, no Baixo rio das Velhas, da festa de São Sebastião, festividade comemorada em vários municípios da bacia do Velhas. Na oportunidade, foram realizadas ações de mobilização com a comunidade local, com a entrega de material informativo do Comitê e, principalmente, com entidades para eleição do Subcomitê Guaicuí que acontecerá no dia 07 de fevereiro, em Várzea da Palma.

Estiveram presentes a equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas e o Grupo de Educação e Mobilização (GEM) do Manuelzão, que levou o ônibus do Projeto para a festa e fez exposição de peixes nativos da bacia do Velhas, informou sobre micro-organismos da calha do rio, distribuiu material informativo, conversou sobre o programa Amigos do Rio e realizou uma exposição com uma maquete da bacia. Também foi apresentado o Projeto de Biomonitoramento, executado pelo CBH Rio das Velhas com recursos da Cobrança pelo Uso dos  Recursos Hídricos.

Vale lembrar que a atuação do CBH Rio das Velhas em Lassance tem o apoio da Prefeitura do município.

Confira as fotos do evento

montagemguaicui

Eleição 

Todas as entidades que atuam na Unidade Territorial Guaicuí podem candidatar-se nas eleições. São elas: usuários de água (empresas, concessionárias municipais de saneamento básico, produtores rurais e entidades que fazem captação de água); poder público (prefeituras municipais, escolas públicas, unidades de conservação e demais instâncias federais, estaduais e municipais) e sociedade civil organizada (associações, entidades de pesquisa, organizações não governamentais etc).

Os interessados em candidatar-se deverão enviar uma carta de indicação com os do candidato e da instituição que pretende representar para o e-mail: elio.domingos@cbhvelhas.org.br. No dia da votação, todas as pessoas interessadas devem estar presentes para se candidatar, votar e eleger titulares, suplentes, coordenadoras e coordenadores por segmento.

Subcomitê Guacuí

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica Guaicuí foi instituído no dia 22 de agosto de 2014. É composto pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma.

UTE Guacuí

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes.

É nesta UTE que localiza-se a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre as UTEs Guaicuí e Rio Curimataí.

Veja o mapa da UTE Guaicuí

UTE_Guaicuí_CBH Rio das Velhas

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br