CBH Rio das Velhas participa do ENCOB

29/10/2015 - 23:30

O XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) aconteceu entre os dias 4 e 9 de outubro, em Caldas Novas (GO). O ENCOB possibilita discutir e propor ideias que visam a excelência da gestão dos recursos hídricos, sendo os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) fundamentais para que haja melhorias no atual cenário.

Ao todo, o evento reuniu mais 1,5 mil participantes, distribuídos nos 150 comitês de bacias inscritos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participou do ENCOB por meio da conselheira Cecília que considera o encontro muito importante. “Foi um dos melhores que encontros de CBH que eu já participei. Discutimos a crise hídrica pela qual estamos passando em todo o Brasil e pudemos trocar experiências”, explica.

A programação do encontro contou com conferências que abordaram os seguintes temas: “Rumo a Brasília 2018: 8º Fórum Mundial da Água”, “Segurança hídrica como política pública”, “Segurança hídrica como base para o desenvolvimento”, “Sustentabilidade dos comitês de bacia”, “Água e turismo”, “Comitê: indutor da gestão dos recursos hídricos”, “A importância da informação e das novas tecnologias para gestão dos recursos hídricos”, “Planejamento hídrico para habitação, abastecimento e saneamento”.

Além das conferências, foram realizados seminários de comunicação, oficinas, trocas de experiências, mesas de debates e cursos de capacitação e atualização sobre temas relacionados à gestão de águas.

“Voltei do ENCOB com muitas experiências boas na bagagem. Tive a oportunidade de ouvir dos outros comitês qual é a situação de cada um. E eu fico orgulhosa de fazer parte do CBH Rio das Velhas” afirma.

Nova diretoria do ENCOB

O encerramento do ENCOB ocorreu no dia 09 de outubro com a eleição de dois novos coordenadores e dois coordenadores adjuntos no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Duas chapas concorrentes se uniram em prol dos organismos de bacia do país e a votação terminou empatada.

Foi decidido que o Fórum terá como coordenadores Luiz Carlos Sousa Silva, do CBH do Piauí e Affonso Henrique Albuquerque Júnior, do CBH de Macaé. Leunice Lotufo do CBH de Sepotuba (MT) e Anivaldo Miranda do CBH do Rio São Francisco foram eleitos coordenadores adjuntos.

O próximo ENCOB será realizado em 2016, na cidade de Salvador (BA). A data ainda será definida pelos organizadores. Em 2017, será vez de Brasília (DF) e em 2018 do estado de Santa Catarina sediarem o encontro.

Confira as fotos do ENCOB

[Gallery-H album=’Encob06102015CaldasNovas02′ template=’t1]

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br