CBH Rio das Velhas promove Capacitação sobre Elaboração de Projetos em Belo Horizonte

31/07/2023 - 9:25

Nos dias 27 e 28 de julho, membros dos Subcomitês, Câmaras Técnicas e Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniram no Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-Propam) para discutir e ampliar o conhecimento sobre a elaboração de projetos.


A demanda surgiu na Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM), que identificou a necessidade de promover capacitações presenciais para os membros e técnicos do Comitê voltadas à elaboração de projetos. A coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos Ferreira, relembra que a capacitação está sendo elaborada desde antes da pandemia, mas devido às restrições sanitárias teve que ser adiada. “Na época, queríamos que fosse um evento presencial, mas não conseguimos reunir as pessoas – só agora conseguimos retomar as nossas atividades presenciais. Este é um projeto piloto, então, dando certo, iremos expandir esse tipo de capacitação pela bacia, para conseguir atender outras regiões fisiográficas”, explicou.

A ampliação do projeto para outras áreas da bacia do Rio das Velhas contemplaria conselheiros e membros que não puderem estar presentes nessa primeira edição da captação. A socióloga Tamires Nunes foi uma das conselheiras do Subcomitê Rio Curimataí que conseguiu estar presente. Para ela, estar na capacitação é uma oportunidade para adquirir conhecimento que tempos depois será compartilhado com o grupo. “Me desloquei de Buenópolis para passar dois dias em Belo Horizonte para aprender mais sobre elaboração específica de projetos hidroambientais, assunto que me conectou com o Subcomitê do Curimataí. (…) Então, a ideia é que, na próxima reunião, eu leve esses pontos discutidos aqui. Precisamos apropriar dessas soluções e desses produtos que já existem para que os nossos planos estejam alinhados a essas ações, e, assim, consigamos mais celeridade nos processos”, contou Tamires.


Confira mais fotos:


A capacitação foi ministrada pela empresa Tema Ambiental. Fabiano Silva, diretor da empresa, contou um pouco sobre o processo de elaboração do conteúdo. “Para essa demanda, fizemos diversas reuniões com a Agência [Peixe Vivo] para entendermos exatamente qual era o objetivo. Fizemos então uma triagem dentro da nossa própria equipe, já que o tema é bastante diverso. Após a triagem, escolhemos as pessoas que tivessem mais experiência e mais engajamento com esse assunto que seria abordado. (…) Com isso, a ‘elaboração de projetos’ foi o assunto para amarrar tudo”, explicou Fabiano.

Além das palestras e rodas de conversa, a capacitação contou também com uma apostila com tópicos sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, Estruturas de Gestão, Instrumentos de Gestão, Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos e Cobrança do Uso de Recursos Hídricos.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: João Alves
Fotos: João Alves