CBH Rio das Velhas promove webinário sobre infraestruturas verdes como modelo de cidades resilientes

29/11/2022 - 18:25

Na próxima terça-feira (06), a partir das 19h, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promove o webinário ‘Infraestruturas verdes como modelo de cidades resilientes’, com transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.


Considerando o início do atual período chuvoso, o Comitê visa promover debate construtivo e esclarecedor relativo às estruturas, dispositivos e modelos que contribuem para o aumento da permeabilidade das cidades, visando reduzir o impacto das enchentes e inundações que assolam cada vez mais as comunidades da bacia, produzindo danos socioambientais irreparáveis.

Neste sentido, o objetivo é expandir o cenário de possibilidades sustentáveis para que as cidades se tornem mais resilientes, repesando os modelos de planejamento urbano e regional, incorporando alternativas e soluções inteligentes de forma abrangente para a bacia hidrográfica.


Confira a relação de palestrantes:

Abertura e mediação: Poliana Valgas (presidenta do CBH Rio das Velhas)

Tema 1: Inundações Urbanas: causas e soluções inovadoras

Luiz Alberto Diniz (Eng. Civil – Escola de Engenharia UFMG 1975. Especialista em obras de infraestrutura. 1975/2012: drenagem, terraplenagem, pavimentação, concreto em grandes empresas brasileiras, atuou no Brasil, Moçambique e Angola em obras de rodovias, barragens, saneamento e aeroportos. 2012/atual: pesquisador de inovações técnicas nas áreas de drenagem urbana, hidrologia e aproveitamentos pluviais. Fundador da empresa Águas do Futuro em 2016. Palestras e apresentações sobre Inundações Urbanas e Recarga Artificial de Aquíferos.)

Tema 2: Gestão das Águas Urbanas em Belo Horizonte: Drenagem Sustentável

Úrsula Kelli Caputo (Engenheira Civil, Especialista em Engenharia Sanitária e Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pela UFMG. Servidora pública da PBH desde 2009, com atuação
na temática drenagem urbana. Atualmente é engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas da SMOBI-PBH e coordenadora técnica dos estudos para estabelecimento da Instrução Técnica para Elaboração de Estudos e Projetos de Drenagem Urbana para o município de Belo Horizonte)


Confira o webinário ao vivo, às 19h, da próxima terça-feira:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social