CBH Rio das Velhas realiza 91ª Plenária

30/08/2016 - 13:40

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se no dia 29 de agosto, no auditório do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA) para discutir assuntos ligados à Bacia. Estiveram presentes: o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, o vice-presidente, Ênio Resende de Souza, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) Maria de Fátima Chagas, conselheiros e convidados.

Além da assinatura do termo de parceria entre o CBH Rio das Velhas e o CBH Rio Paraopeba que terá como foco para gestão integrada das bacias e produção de água na RMBH; estavam entre os temas discutidos a criação da comissão eleitoral 2017/2021. A Comissão é representada por quatro membros de diferentes segmentos e foram aprovados os seguintes membros: Ênio Resende de Souza, representando o poder público estadual; Lairto Divino de Almeida, representando o poder público municipal; Renato Júnio Constâncio representando os usuários de água e Cecília Rute, representando a sociedade civil.

O conselheiro do CBH Rio das Velhas, José de Castro Procópio, apresentou as ações realizadas durante a Semana do Rio das Velhas e a importância da participação dos conselheiros no VI Encontro de Subcomitês. “O objetivo do Encontro é dialogar, apresentar problemas e ações sobre os arranjo institucionais, conflitos, ações de mobilização social, entre outros. A oficina “Varal de Ideias” que teve como objetivo fortalecer as ações do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) foi uma excelente oportunidade para aprendermos melhor sobre esse instrumento de gestão compartilhada e que é a principal ferramenta de apoio na tomada de decisão na Bacia”, explica Procópio.

Veja as fotos da Plenária

O Seminário Saneamento e Saúde foi outra importante ação realizada durante a Semana do Rio das Velhas e contou com a participação 11 prefeitos da região do Médio Rio das Velhas, representantes de mais seis prefeituras, conselheiros do CBH Rio das Velhas e membros dos Subcomitês. A intenção do Seminário foi de contextualizar sobre a situação dos Planos Municipais de Saneamento Básico na bacia e promover um encontro entre prefeitos da região no intuito de discutir a realidade dos municípios acerca dos recursos hídricos.

Outra importante ação do CBH Rio das Velhas foi apresentada pelo membro do Subcomitê Rio Curimataí, , Hermes Carneiro Santana, foi a Expedição na Serra do Cabral, nos dias 01 e 04 de agosto, em Buenópolis, Augusto de Lima e Joaquim Felício. “Durante a expedição foram mapeadas, classificadas e feito o diagnóstico das nascentes dos principais contribuintes do Rio Curimataí, que é afluente direto do Rio das Velhas. Foi uma ação emocionante!”, afirma Hermes.

A Plenária foi encerrada com a apresentação da assessora técnica da AGB Peixe Vivo, Patrícia Sena, que mostrou a situação das contratações dos projetos hidroambientais e dos planos de saneamento básico resultantes do chamamento público realizado em 2015 pelo CBH Rio das Velhas.

Confira a apresentação


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br