CBH Rio das Velhas se despede de Dona Efigênia Carabina

21/01/2019 - 16:45

Ontem (20), a comunidade da bacia do Rio das Velhas amanheceu mais triste. Faleceu a grande personalidade de Ouro Preto Efigênia dos Santos Gomes, popularmente conhecida como Efigênia Carabina. Há mais de dois meses, ela lutava contra um câncer de estômago.

Ouro-pretana, Efigênia nasceu em 21 de abril de 1947 e atuou como conselheira tutelar e conselheira de saúde. Foi mentora para a construção da APAE Ouro Preto e idealizadora da Associação Comunitária de Deficientes. Efigênia também participou da primeira luta em favor das mulheres na cidade. Foi líder comunitária por mais de 40 anos e presidente do Movimento Negro Jair Afonso Inácio. Além disso, durante 20 anos promoveu o desfile da Beleza Negra.

Efigênia foi sambista, cantora, compositora e madrinha vitalícia dos carnavais de Ouro Preto.

 Na plenária comemorativa de 20 anos do CBH Rio das Velhas, em junho, Efigênia Carabina teve vídeo com benção na nascente do rio das Velhas exibido e foi homenageada com declaração pública de reconhecimento. (Créditos: Fernando Piancastelli) 

Em 2018, no dia em que o CBH Rio das Velhas completava 20 anos e promovia a sua icônica 100ª Plenária, Dona Efigênia abençoou a todos com as águas límpidas da nascente do rio das Velhas. É com essas imagens que nos despedimos e que nos recordaremos de todo o seu legado.

Assista:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br