
Ao longo desta semana, a cidade de João Pessoa (PB) é palco do 2º Fórum Brasil das Águas. A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite desta segunda-feira (05) e contou com a presença de representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios das Velhas, Pará e Paraopeba.
Estiveram presentes na abertura do Fórum a presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, o vice, Ronald de Carvalho Guerra, e o ex-presidente Apolo Heringer, intitulado o embaixador da Meta 2034. Pelo CBH do Rio Pará participam o presidente Túlio de Sá e, pelo CBH Rio Paraopeba, Heleno Maia, também presidente.
Ao longo do evento, os três Comitês estarão presentes de forma integrada, em um estande conjunto. Buscando a interação e a participação do público, um Quiz interativo está sendo realizado no estande, duas vezes por dia. As pessoas se inscrevem e participam de rodadas de perguntas relacionadas ao tema do evento, com direito a adereços de peixinhos na cabeça e brindes ao final. A ideia é disseminar informações e conscientizar o público, de forma descontraída.
A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, afirma que o Fórum é um evento integrador, que traz, em sua composição, atividades voltadas para os diversos atores do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. “Por aqui, vão acontecer momentos muito voltados para quem faz a gestão dos recursos hídricos no país, mas também pautas ligadas a atuações climáticas, à integração, e o CBH Velhas vem nessa linha para dentro desse evento”, afirmou Poliana Valgas.
Ela ressalta ainda o caráter inovador da integração dos três Comitês no evento, em um único estande, enfatizando a força dos colegiados dessas três bacias importantes para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que contribuem para a segurança hídrica do território, e que são fundamentais para a saúde ambiental da bacia do Rio São Francisco.
Para o presidente do CBH do Rio Pará, Túlio de Sá, a integração entre os três Comitês mineiros é um ponto de destaque, no tocante às expectativas em relação ao evento. Ele menciona alguns dos temas que serão abordados durante o Fórum, com destaque para mudanças climáticas, uso racional e reuso de recursos hídricos.
Túlio Sá enfatiza ainda as áreas de inovação, financiamento e regulação, que são pontos importantes a serem discutidos junto às questões dos recursos hídricos. Ele reforça as expectativas positivas sobre o evento. “Este é o primeiro evento em que estamos atuando em conjunto. A expectativa é trazer essa informação, essa possibilidade, essa ideia da integração, para que juntos os Comitês tenham mais força”, declarou.
A presidenta do CBH Rio das Velhas também destaca a importância de se buscar fortalecer a parceria entre os CBHs da região, de potencializar resultados e de ampliar as ações ao longo das bacias. “A ideia desse estande compartilhado é exatamente proporcionar um espaço de diálogo, de construção, de articulação, mas também de dar visibilidade para as ações que já são desenvolvidas pelos três Comitês de Bacia. Apresentar os casos exitosos, mas também aprender com os outros CBHs, com as outras instituições que estão aqui”, completou Poliana Valgas.
Veja mais fotos:
Meta 2034 será apresentada nesta terça-feira
Também estiveram presentes na abertura do 2º Fórum Brasil da Águas o ex-presidente do CBH Rio das Velhas, Apolo Heringer, e o atual vice-presidente do CBH Velhas, Ronald Guerra. Eles falaram sobre as expectativas em relação ao evento, especialmente sobre a apresentação da Meta 2034.
Dentro da programação do evento, será realizada a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, nesta terça-feira (06). Na ocasião, o ex-presidente do CBH Rio das Velhas, Apolo Heringer, vai apresentar a “Proposta de atualização do Projeto Rio das Velhas – Meta 2034”.
Para Apolo, a expectativa é que seja possível iniciar um debate voltado a alterações na gestão dos rios no Brasil. Ele destaca a urgência em salvar os rios no Brasil, em enxergar seu papel ecológico e não apenas utilizar a água como insumo da produção. “O rio é vida. Ele tem peixe, ele alimenta o povo, leva comida para o pobre, renda”, enfatiza.
Ele cita o trabalho que vem sendo realizado no Rio da Velhas nas últimas décadas e reforça que o poder público precisa rever o modelo de gestão para combater a destruição dos rios: “Eu estou querendo fazer um questionamento sobre os rumos dos rios do Brasil e que papel é esse de gestão que não consegue mudar o rumo dos rios, a morte dos rios?”
O vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Ronald Guerra, destaca a importância do evento, que reúne os Comitês e diversos setores ligados à gestão das águas, com participação ativa da região Nordeste. Para ele, o ponto alto será a apresentação da Meta 2034, durante a reunião do CNRH.
“Este, para a gente, é um grande desafio: conseguir nadar, pescar e navegar na calha do Rio das Velhas, avançar no tratamento de esgoto no epicentro da região metropolitana. Avançar como uma estratégia de construção de política pública, com mais agressividade em relação à implementação dessas políticas, para que a gente realmente possa ter um resultado”, declarou.
Segundo Ronald Guerra, estabelecer uma meta é fundamental para mobilizar usuários, envolver a sociedade civil e todas as esferas do poder público. “A intenção é que a Meta 2034 sirva como um modelo, podendo avançar também para uma metodologia que contribua na redução do impacto, sobre os rios, de fatores como o crescimento urbano e o saneamento”.
Abertura Solene
O Governador da Paraíba, João Azevedo, participou da abertura do 2º Fórum Brasil das Águas. A Banda da Polícia Militar do Estado conduziu as apresentações musicais que deram início à cerimônia.
A solenidade de abertura contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas aos recursos hídricos, a exemplo de: Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e Conselho Latino-Americano da Água. Na ocasião, além do anúncio dos debates que serão promovidos ao longo da semana, também foi lançado o Atlas Pluviométrico da Paraíba.
O Fórum Brasil das Águas é uma realização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB; Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba – Aesa; Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e Governo da Paraíba. O evento conta ainda com o patrocínio de diversas entidades, tais como Cagepa, Sudema, Instituto Água e Terra, CBH Rio das Velhas, CBH do Rio Pará e CBH Rio Paraopeba, além da Agência Peixe Vivo.
A programação do evento inclui ainda o XIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba, além da realização de reuniões e capacitação de Conselhos de Recursos Hídricos; painéis, debates, apresentações e ações educativas.
Acesse a programação em: www.forumbrasildasaguas.org.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juliana Brito
*Fotos: Euller Galdino