Os novos conselheiros de 30 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) de Minas Gerais tomaram posse, de forma simbólica, na noite desta quinta-feira (29 de junho), em solenidade realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MG), em Belo Horizonte.
Os membros são representantes de instituições do poder público estadual, municipal, sociedade civil organizada e usuários de recursos hídricos, responsáveis por promover a gestão das águas de forma participativa nas bacias onde estão inseridos.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, parabenizou os novos membros e ressaltou a importância dos Comitês na gestão dos recursos hídricos. “Com diálogo, criatividade e transparência, vamos juntos, enfrentando os desafios da gestão dos recursos hídricos. Estamos sempre abertos ao diálogo com os Comitês. Parabenizo os novos membros pela posse. Lembro que estarão em uma função pública e que se entenderem bem essa premissa farão diferença na gestão e políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos”, afirmou.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e coordenador do Fórum Mineiros de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Marcus Vinícius Polignano, também parabenizou os novos membros e ressaltou a importância dos Comitês. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa luta e lembro a todos que é um trabalho absolutamente voluntário, ninguém recebe para fazer esse ato de cidadania. Os CBHs são os órgão colegiados, do ponto de vista ambiental, mais democráticos, porque permitem o equilíbrio entre o poder público, usuários de água e sociedade civil”, esclareceu.
Polignano aproveitou a oportunidade para cobrar o repasse dos recursos da Cobrança pelo Uso da Água por parte do Governo do Estado. “Estamos construindo um caminho de gestão das águas. E se queremos ter água precisamos fazer uma gestão verdadeiramente comprometida com o futuro disso. Continuamos cobrando do Governo de Minas aquilo que nos é devido. Não adianta ter membros se não tivermos capacidade de suporte e se eles não tiverem como atuar. Com essa crise hídrica e dependendo cada vez mais dos nossos rios, não termos condições de desenvolver ações de revitalização por falta de recursos é um contrassenso”, pleiteou.
Novos membros são representantes de instituições do poder público estadual, municipal, sociedade civil organizada e usuários de recursos hídricos, responsáveis por promover a gestão das águas de forma participativa nas bacias onde estão inseridos. Crédito: Fernando Piancastelli.
Lançamento de cartilha e palestra
Durante a solenidade simbólica de posse, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou a cartilha “A engenharia e a sustentabilidade”, realizada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MG).
Marilia Melo, diretora geral do Igam, também é organizadora das cartilhas e explicou que o material é uma maneira de disseminar conhecimento, estratégias e ferramentas para integrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposta da Rio+20 ao exercício profissional da engenharia e das profissões da área tecnológica. “Por meio das cartilhas pretendemos mostrar à sociedade e aos futuros profissionais da área tecnológica qual é a importância e o papel da engenharia nas diversas esferas da área ambiental. Queremos ilustrar como boas técnicas e uma tecnologia de qualidade aplicada de forma adequada auxiliam na minimização dos impactos ambientais das atividades”, esclareceu.
O evento foi encerrado com a palestra magna “Os desafios e as perspectivas da gestão hídrica na América Latina e Caribe”, proferida pelo coordenador geral do Programa Hidrológico Internacional América Latina e Caribe da Unesco, Miguel Doria.
O palestrante mostrou que a degradação dos recursos naturais causada pelo homem, a desigualdade social e as mudanças climáticas levam a um questionamento sobre como promover um desenvolvimento sustentável.
Veja as fotos do ato simbólico de posse:
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br