Modelo de Subcomitês do Velhas é apresentado ao CBH Rio Paraopeba

06/12/2018 - 17:09

Há dois meses, o modelo de gestão participativa e descentralizada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), capitaneado por seus Subcomitês regionais, havia sido apresentado aos conselheiros do CBH Rio Paracatu. Ontem (5), outro importante Comitê inserido na bacia do rio São Francisco – o do rio Paraopeba – recebeu capacitação sobre o tema, em reunião ordinária da entidade. A palestra foi promovida por Luciana Gomes, da equipe de mobilização do Velhas.

De acordo com Winston Caetano de Souza, presidente do CBH Rio Paraopeba, a intenção é se apropriar dessa experiência descentralizada de gestão, especialmente agora em que o Comitê estrutura o seu Plano Diretor de Recursos Hídricos e promove as consultas públicas. “Sempre vimos de perto o modelo de gestão do Velhas e atestamos que é muito mais fácil trabalhar próximo da população local do que num ponto centralizado e sem olhos para o que está acontecendo no resto da bacia”, disse.

Ele lembrou que se tratam de bacias vizinhas com vários problemas semelhantes e que, por isso, a parceria se torna fundamentalmente importante. “Pela experiência que o Velhas tem nesse trabalho, a gente tem a vontade de trazer isso para a bacia do Paraopeba. Sem essa descentralização, o Comitê acaba não atingindo toda a população, nem os usuários, nem a sociedade civil e nem o poder público”, frisou.

Em nome do CBH Rio das Velhas, Luciana Gomes falou da importância do Projeto Manuelzão na formação dos Subcomitês e como as entidades regionais hoje auxiliam o planejamento e gestão das ações na bacia do Rio das Velhas, contribuindo para subsidiar a aplicação descentralizada dos recursos e ampliar a participação de atores locais nas ações de planejamento e gestão das águas. “A importância da descentralização, não só para o Paraopeba, como para todos os demais Comitês, está relacionada com cumprir de fato a premissa básica da gestão das águas, que é esse processo de participação social e de descentralização da gestão. À medida em que você tem representantes do próprio território auxiliando nesse processo de gestão, você torna a política cada vez mais eficiente”, disse.

Gomes destacou também que vários conselheiros compõem os dois Comitês, Velhas e Paraopeba, o que permite ainda mais afinidades na gestão das entidades.

À esquerda, Luciana Gomes, da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas. À direita, Winston de Souza, presidente do CBH Rio Paraopeba. Em baixo, o rio Paraopeba em trecho próximo a Brumadinho. (Créditos: Bianca Aun). 

CBH Rio Paraopeba

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba foi criado em 1999 e possui atualmente 72 conselheiros, dentre titulares e suplentes. Com uma área de 12.054,25 km², o que representa 5,14% do território da bacia do rio São Francisco, a bacia hidrográfica do rio Paraopeba encontra-se totalmente dentro do Estado de Minas Gerais.

A nascente do rio Paraopeba está localizada ao sul, no município de Cristiano Otoni, e sua foz está na represa de Três Marias, no município de Felixlândia. Outros rios importantes na bacia são o Águas Claras, Macaúbas, Betim, Camapuã e Manso.

A bacia do rio Paraopeba engloba 48 municípios, sendo 35 municípios com sede na bacia. São eles: Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Casa Grande, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itatiaiuçu, Itaúna, Itaverava, Jeceaba, Juatuba, Lagoa Dourada, Maravilhas, Mario Campos, Mateus Leme, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Piedade dos Gerais, Pompéu, Queluzito, Resende Costa, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, Sarzedo e Sete Lagoas.

A população total da bacia é de 1.318.885 milhão.

Confira as fotos do encontro:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br