Charme e tranquilidade no Baixo Rio das Velhas

23/02/2018 - 11:42

Um dos vilarejos mais charmosos de toda a bacia do Rio das Velhas talvez ainda não seja tão conhecido no Estado e no país como a sua beleza natural, tranquilidade e história fazem jus. A 270km de Belo Horizonte, a vila de Santa Bárbara é um distrito do município de Augusto de Lima, no Norte de Minas, que conjuga uma natureza exuberante, patrimônios belíssimos e uma estrutura turística consolidada capaz de receber visitantes de todos os gostos e bolsos.

No povoado, que tem pouco mais de 500 habitantes, a principal atração é o antigo prédio da Fábrica de Tecidos Santa Bárbara, de 1886, de grande imponência e beleza. Foram justamente os operários da fábrica que, ao final do século XIX, fundaram a vila, que recebeu o mesmo nome.

Devido à uma política de incentivo à instalação de indústrias próximas a rios com potencial de geração de energia hidráulica, no final do Império, que surgiu a fábrica – cujas instalações originais foram destruídas pelo fogo no século passado. Hoje restaurado, ainda que com uma peculiar aparência de ruína, a edificação recebe espetáculos, como um Festival de Jazz, e casamentos.

Mas o charme não fica só por conta da antiga fábrica. Santa Bárbara é uma vila de casinhas coloridas, jardins floridos e quintais repletos de árvores. Foi justamente todo esse ambiente que motivou os recém casados Marcelo e Raquel a passarem sua lua de mel na localidade, em fevereiro deste ano. “O que mais nos chamou a atenção foi o sossego, a paisagem, além de um povo muito acolhedor. O atendimento na vila também é muito bom, todos recebem a gente bem. Recomendamos muito”, indicou o noivo.

 Em cima, a Cachoeira de Santa Bárbara e casal de noivos em lua-de-mel no vilarejo. Em baixo, a imponente edificação da antiga Fábrica de Tecidos.

Natureza exuberante

Cercado pelas Serras do Espinhaço e do Cabral, Santa Bárbara possui inúmeros cânions com grandiosas cachoeiras, riachos e barragens, além de um belíssimo lago mineral de águas termais, cuja temperatura é de 32°C. O turista pode ainda fazer um trekking à parte baixa da Cachoeira Santa Bárbara, para banho nos lagos e descida de skibunda e tirolesa de mais de 60m. Na parte alta, a melhor pedida é conferir o pôr do sol, além de mergulho nas barragens e piscinas naturais.

Também é possível fazer passeios de bicicleta nas trilhas, que vão de 4 a 60km e passam por rios, riachos e praias de água doce, além de arvorismo, escalada e passeios nas trilhas off road de jeep.

A vila conta ainda com três boas opções de hospedagem estruturadas que fazem de lá um destino para todos, podendo o turista se hospedar em um deles e ter o direito de utilizar e usufruir de toda a estrutura dos demais meios de hospedagem.

Confira mais fotos da vila de Santa Bárbara:

A região

A UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Curimataí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br