Com projeto voltado à recuperação de nascentes, estudante de Prudente de Morais é selecionado para Parlamento Juvenil do Mercosul

10/02/2025 - 13:30

Marcos Vinicios dos Santos Souza, aluno da Escola Estadual Antônio Delphino dos Santos, em Prudente de Morais, no Médio-Alto Rio das Velhas, é um dos seis estudantes de Minas Gerais que tiveram seu projeto ambiental selecionado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). No projeto ‘A integração regional e as mudanças climáticas – Nascentes vivas: Juventude em ação na recuperação de nascentes do Município de Prudente de Morais/MG’, Marcos propõe “enfrentar o problema da degradação das nascentes na região que afeta diretamente a disponibilidade de água devido à irregularidade dos regimes de chuva, ocasionado pelas mudanças climáticas”.


O projeto se propõe a mapear e recuperar áreas de nascentes com a colaboração de jovens, estudantes e toda comunidade escolar, promovendo um movimento de conscientização e ação ambiental por meio de campanhas educativas e ações de plantio de árvores nativas. Marcos, que é natural de Belo Horizonte, conta que sempre se interessou por iniciativas de impacto social e que, mudando recentemente para Prudente de Morais, encontrou o incentivo que precisava. “Eu sempre gostei muito de participar de projetos que beneficiassem a sociedade, e recentemente eu mudei aqui para Prudente de Morais. Fiz muita amizade com os professores daqui. E uma professora minha de sociologia, a Érica Freitas, viu a notícia sobre as inscrições abertas para a seleção do Parlamento Juvenil do Mercosul e falou que era a minha cara participar”, lembra.

Ele relata também que a ideia de apresentar um projeto que cuidasse das nascentes surgiu da observação da escassez hídrica na cidade. “Na nossa região, aconteceu até um caso, há algum tempo, que um bairro ficou sem abastecimento de água, porque o local de onde se retirava a água para fornecer para a população simplesmente secou. E a minha professora me mostrou alguns acompanhamentos que ela tinha feito de nascentes que já estavam praticamente devastadas, sabe? Não tinha quase nada de água. E essas nascentes são as que alimentam o Ribeirão Jequitibá”, conta.

Segundo Marcos, a professora Érica lhe indicou outra professora, Rosélia Carvalho, que topou orientá-lo. Professora de Química, Rosélia conta que conheceu Marcos no ano passado e que ele chamou sua atenção pelo comprometimento. “Ele se destacou desde o início pela sua curiosidade, responsabilidade e proatividade com as atividades dentro e fora de sala e com todos os projetos ofertados pela escola”. Professora há 32 anos, Rosélia acredita que as mudanças começam na comunidade. “Acredito ser de suma importância que, se você quer mudar o mundo, comece pela sua casa, sua vizinhança e assim por diante. Essa é a nossa intenção quanto a preservação das nascentes, pois aí preservaremos os nossos córregos, nossos riachos, nossos rios e a nossa água doce”, ensina.


Marcos e Rosélia aguardam a votação popular, que acontece entre os próximos dias 26 e 28 de fevereiro


O projeto elaborado por Marcos e orientado por Rosélia prevê cinco etapas de ações, incluindo mobilização social no formato MINIONU, mapeamento das áreas de nascentes degradadas, reflorestamento das nascentes com árvores nativas e a publicação de um livro. Para que seja colocado em prática, o projeto selecionado passa agora pela etapa de eleição. “Agora a gente vai entrar na fase de eleição, porque, desses seis projetos, somente os três mais votados vão vencer. Eu entrei em contato com a Comunicação do CBH Rio das Velhas pedindo esse apoio para divulgar e alcançar mais pessoas”, pleiteia Marcos. A campanha eleitoral será entre os dias 10 e 18 de fevereiro, e o período de votação popular será de 26 a 28 de fevereiro.

Clique aqui, escaneie o QRCode disponibilizado na apresentação e vote no projeto!

Vote também por meio deste link!

Rosélia reafirma sua confiança na educação como agente de mudança e reconhece a importância da conscientização para combater a escassez hídrica. “Acredito na educação como instrumento de mudança do ser humano e automaticamente de uma nação. O nosso município de Prudente de Morais faz parte da Bacia do Rio das Velhas e possui nascentes que o abastecem, algumas preservadas e outras totalmente degradadas. Por isso, o nosso intuito é conscientizar sobre a importância da preservação para que as próximas gerações não sofram com a escassez hídrica”.


Quer saber mais sobre o Projeto Nascentes Vivas? Assista ao vídeo apresentado pelo próprio Marcos:


O que é o PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. Participam estudantes de escolas públicas que frequentaram regularmente, no ano de 2024, a 1a ou 2a série do ensino médio em escolas públicas da rede municipal, distrital e estadual de educação. O tema do projeto é “A integração regional e as mudanças climáticas”.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Acervo pessoal