Começa o V Encontro de Subcomitês de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

03/07/2015 - 18:02

Teve início na manhã desta quinta-feira (02) o V Encontro de Subcomitês de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, no Balneário Rio de Pedras, em Itabirito/MG, que se estende até hoje (03). O evento compõe a peogramação da Semana do Rio das Velhas e objetiva aprimorar a gestão do Comitê para fortalecer os Subcomitês.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, explica que os Subcomitês conseguiram uma crescente inserção na política, ações e intervenções em desenvolvimento nas regiões em que atuam seu território de trabalho. Para ele, o V Encontro de Subcomitês permite dar visibilidade aos problemas que existem em cada local da Bacia, além da troca de informações e de experiências do que é bom e das dificuldades encontradas.

Coordenadores e membros dos 17 Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e das Unidades Territoriais Estratégicas estão reunidos com técnicos, membros das câmaras técnicas, além de representantes da AGB Peixe Vivo e outros convidados e participantes.

“Estamos muito felizes com a realização do Encontro pela primeira vez em Itabirito. Há vários anos o nosso município investe na preservação do Rio das Velhas, que é o principal responsável pelo abastecimento de BH e da RMBH. Estamos de portas abertas e à disposição para colaborar para colocar em prática o que for decidido neste encontro”, afirma o vice-prefeito de Itabirito, Wolney Pinto de Oliveira.

Para o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Marcos Generoso Cotta, este encontro é uma oportunidade para uniformizar a linguagem entre as pessoas que atuam na Bacia. “As dificuldades são variadas, mas ao promover o encontro de todos para uma discussão, evitamos divergências”, declara.

O coordenador geral do Subcomitê Nascentes, Ronald Carvalho Guerra, explica que o Encontro dos Subcomitês é importante pela troca de experiências e conhecimento da situação de cada região. “O evento é fundamental, pois nos fortalece. O trabalho em grupo contribui para o trabalho individual de cada Subcomitê e traz também uma dinâmica de integração”, afirma.

Veja as fotos

[Gallery-H album=’SemanaRioDasVelhasVEncontroDeSubcomitesItabiritoMG02072015′ template=’t1]

FestiVelhas

Neste sábado (04), ainda como parte da Semana do Rio das Velhas, será realizada a quinta edição do FestiVelhas com o tema “Cultura da Escassez”, no Parque Ecológico de Itabirito.

O evento privilegia artistas locais para favorecer o intercâmbio cultural por meio da participação de representantes da arte e cultura da Bacia, integrando os povos e pensamentos em busca da transformação da mentalidade em tempo de escassez hídrica.

A proposta é criar condições que favoreçam novas perspectivas para a Bacia do Rio das Velhas e, por meio deste movimento cultural, transitar do particular ao universal, compreendendo os determinantes culturais da relação socioambiental, propondo novos paradigmas.

Confira a programação completa no site https://cbhvelhas.org.br

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br