Comitê entrega Planos de Saneamento para municípios da bacia do Rio das Velhas

02/12/2019 - 13:01

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) entregou, na última semana, os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) das cidades de Datas, Gouveia e Lassance. Realizado com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia, o plano é um instrumento indispensável da política pública de saneamento e exigência do Governo Federal para o recebimento de recursos da União.

De acordo com o diretor da HidroBR, empresa responsável pela elaboração dos PMSBs, Vitor Queiroz, o plano de saneamento é o instrumento fundamental para organizar e entender o contexto atual dos serviços de saneamento de cada município. É através dele que as cidades descobrem como está a distribuição de água, a questão do esgoto, a coleta de resíduos e drenagem.

Segundo Vitor, a partir desse entendimento, o gestor consegue planejar um horizonte de 20 anos, propondo ações e arranjos institucionais para a busca de financiamentos. “Através do plano de saneamento, as prefeituras traçam uma ideia de como o serviço será organizado. Por isso, é fundamental que haja o controle social, ou seja, a participação da população é o pilar do processo. E nestes três municípios houve um envolvimento muito grande. Estes PMSBs não foram construídos pela empresa, mas por várias mãos, teve a colaboração do Comitê, dos Subcomitês e das prefeituras. É um resultado muito importante que permitirá os municípios avançarem nos serviços de saneamento”, explicou.

Em Lassance, onde o Comitê finalizou a entrega dos planos com uma Conferência Municipal de Saneamento Básico na Câmara de Vereadores, a população e as autoridades políticas compareceram em grande número. “Feliz por receber este Plano Municipal de Saneamento e mais feliz ainda por ver o envolvimento da população. Em todas as audiências e reuniões as pessoas apareciam com o intuito de participar e somar. O município é muito grande, com comunidades rurais distantes uma das outras, temos muitos problemas de saneamento. Porém,com a participação da prefeitura e da população, durante todo o processo,a consciência de todos aumentou, ou seja, entendemos e sabemos o que é preciso fazer para mudar nossa realidade”, observou o prefeito de Lassance, Paulo Elias.

Ele também ressaltou que a entrega desse plano é o começo de uma nova etapa. “Estamos recebendo um plano que vai nortear o saneamento do município pelos próximos 20 anos. Então, não importa quem seja o gestor, ele terá as diretrizes para efetuar um trabalho de qualidade”, disse.

Com este mesmo pensamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Edmar Leandro de Paula, também enalteceu o plano de saneamento. “Hoje, estamos dando um grande passo para o futuro dos nossos munícipes. Discutir e resolver os problemas de saneamento é melhorar a saúde da população. O plano foi muito bem feito e elaborado, agora cabe ao Legislativo e ao Executivo buscarem verbas para as obras necessárias”, ponderou Edmar.

Para o coordenador geral do Subcomitê Guaicuí e Diretor de Meio Ambiente de Lassance, Eustáquio Pinheiro, o plano vem organizar e estabelecer caminhos para o saneamento do município. “Não é simplesmente um plano, estamos falando de qualidade de vida. Na cidade não existe um metro de rede de esgoto, além de contaminar o solo levamos doenças para dentro das casas. Agradecemos ao CBH Rio das Velhas e aos membros do Subcomitê, que foram importantíssimos neste processo”, conclui Eustáquio

Veja as fotos da solenidade:

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Tiago Rodrigues