Comitê promove audiências públicas de Planos Municipais de Saneamento

22/02/2019 - 12:08

Nesta quarta-feira (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em parceria com o Subcomitê Guaicuí e a prefeitura Municipal de Lassance, realizou a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) – em Gouveia o encontro se deu no mesmo dia 20 e, em Datas, ocorre nesta quinta-feira (21).

O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Lassance, contou com a presença de moradores, estudantes e agentes políticos do poder executivo e legislativo.

A audiência teve como objetivo divulgar e discutir com a população o cenário atual dos serviços de saneamento do município. Os dados apresentados no evento foram colhidos em janeiro, quando técnicos da HidroBR, empresa responsável pela elaboração dos PMSBs, e membros do CBH Rio das Velhas, estiveram em Lassance, justamente para executar a etapa de campo do diagnóstico do plano.

De acordo com o diretor da HidroBR, Vitor Queiroz, os desafios são grandes, principalmente na questão do resíduo sólido, drenagem de água pluvial e áreas rurais. “Lassance, como a maioria dos municípios, enfrenta vários desafios na área de saneamento, que vão desde o abastecimento de água ao esgotamento sanitário, passando pela coleta de resíduos sólidos, além da drenagem. As áreas rurais também merecem uma atenção, por serem extensas e populosas. Porém, o plano contempla toda a extensão do município e todos tendem a ser beneficiados”, enfatiza Queiroz.

O diretor destaca ainda que a audiência foi muito enriquecedora, contribuindo muito para o próximo passo do plano. “Percebi a população muito engajada. Finalizando o diagnóstico, já podemos dar um passo firme para o prognóstico, pois acredito que com a participação da população, da prefeitura e da câmara, a tendência e termos muito êxito no plano municipal de Lassance”, disse.


Veja as fotos da audiência realizada em Lassance:


Foi com muita atenção e entusiasmo, que a aposentada de 67 anos, Deletina Pinto de Almeida, ouviu cada palavra durante a audiência. Moradora rural da comunidade Morada Nova, ela espera que o plano melhore a vida de todos. “Além de morar sou presidente da comunidade e sofro com os nossos problemas. São vários períodos de crise, principalmente quando a seca é forte. A esperança é que este plano de saneamento melhore o abastecimento de água. Melhore a vida das pessoas e dos jovens, que serão beneficiados com este planejamento de longo prazo”, ressaltou a aposentada.

Segundo o prefeito de Lassance, Paulo Elias, todas as ações estão sendo feitas com muito cuidado e planejamento. “É uma satisfação trabalhar com os profissionais do CBH Rio das Velhas. Este plano de saneamento, fruto dessa parceria, é de extrema importância para o município, pois vai nos munir de recursos e informações, para realizarmos, no futuro, ações no saneamento básico, seja na captação de água, no tratamento do esgoto ou escoamento de água pluvial. Tenho certeza que este plano nos trará uma qualidade de vida”, observou o prefeito.

Para o professor de biologia, Gustavo Araújo de Carvalho, 29 anos, todas as metas descritas no planejamento são viáveis, porém, somente com a participação da população, juntamente com o poder público, o plano ganhará força e resolverá a problemática do saneamento, principalmente em relação à limpeza urbana, resíduo sólido e esgoto.

Argumento este que é sancionado pelo diretor geral do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Lassance, Jorge Fagundes da Silva, 56 anos. “Este plano é um passo essencial. Parabéns CBH Rio das Velhas e HidroBR. O diagnóstico mostrou para a sociedade a necessidade de sermos conscientes em relação ao nosso consumo de água. A natureza é sábia, se só retirarmos e não conservarmos, um dia entraremos num colapso, por isso, é importante a participação de todos. São muitos os desafios, espero que na próxima reunião a população compareça em peso e que seja apresentado o caminho para melhorarmos nosso saneamento”, comentou Jorge da Silva.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Tiago Rodrigues
Fotos: Tiago Rodrigues