Comunidades rurais prestigiam encerramento do Projeto Hidroambiental ‘Proteção das Águas do Cabral’

03/06/2019 - 20:52

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), através do Subcomitê Guaicuí, realizou no último 30 de maio o Seminário de Encerramento do Projeto Hidroambiental ‘Proteção das Águas do Cabral’, que foi executado em 10 meses e teve um investimento superior a R$ 500 mil reais. O evento, que aconteceu na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Bananal de Cima, na zona rural de Várzea da Palma, contou com a presença significativa de várias famílias que foram beneficiadas.

O seminário teve como objetivo entregar para as comunidades de Bananal de Cima e Baixo as obras hidroambientais feitas na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Bananal. De acordo com Jorge Olavo Souza Mattos, engenheiro agrônomo da Fortal Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto, todas as demandas foram cumpridas. “Ao todo foram construídas 385 barraginhas, que são bacias de contenção, ou seja, 11 a mais que o projeto inicial. Também fizemos cercamentos de nascentes e veredas. Estamos contentes, não tivemos dificuldades de trabalhar nas comunidades, todas a famílias se mobilizaram em prol do projeto. Agora os beneficiados e o poder público municipal precisam ficar atentos para a manutenção das barraginhas. Sem essa conservação adequada o trabalho ficará perdido, pois a bacia fica assoreada e atrapalha o abastecimento do lençol freático, entre outras coisas”, observou.

Segundo o produtor rural e presidente do Conselho do Bananal de Cima, Nivaldo Medeiros de Azevedo, muitas famílias estão felizes com os resultados do projeto, pois o pequeno produtor foi beneficiado em sua maioria. “Na minha localidade foram feitas 17 barraginhas, aproximadamente 50 famílias serão beneficiadas. Imagina o impacto disso no período de seca. Muitos poderão cuidar da roça e do gado sem problemas. Além disso, no decorrer do projeto, houve palestras e atividades relacionadas à educação ambiental e legislação. Foram debatidos assuntos de interesse das comunidades, fundamentais para entender nossos direitos e deveres”, disse Nivaldo.

Para o vice-prefeito de Várzea da Palma, Geraldo Azevedo (PP), cuidar do meio ambiente é cuidar do presente e do futuro da população, além de dar sustentação ao trabalho do produtor rural. “O meio ambiente agradece e as comunidades rurais também. Acompanhei o projeto e andei pelas comunidades, todos estão esperançosos e felizes”, comentou.

Na visão do coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí, Eustáquio Pinheiro da Silva, que é diretor de Meio Ambiente na prefeitura de Lassance, o projeto que começou em 2018 solucionou várias demandas que estavam pendentes. “São melhorias significativas para o meio ambiente. Preservamos as nascentes através do cercamento. Com as barraginhas melhoramos o abastecimento hídrico, além de evitar que sedimentos desçam e causem assoreamento de córregos e estragos nas estradas. Temos que parabenizar também a mobilização das comunidades, foram fundamentais para o sucesso dessa ação. O subcomitê e o CBH Velhas vão lutar por outros projetos dessa grandeza”, finaliza.

Veja as fotos do seminário:

Durante o seminário houve apresentações do Coral de Flautas da Escola Municipal José Evangelista e da Camerata Municipal de Violões, ambos de Várzea da Palma.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tiago Rodrigues
*Fotos: Tiago Rodrigues