Confira as quatro microbacias selecionadas para a execução do Programa de Conservação e Produção de Água

09/09/2021 - 12:37

As microbacias do Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas, Ribeiro Bonito, no Médio Alto Rio das Velhas, Córrego do Soberbo, no Médio Baixo Rio das Velhas e Córrego das Pedras, no Baixo Rio das Velhas, foram as selecionadas para a execução das ações do Programa de Conservação e Produção de Água. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) divulgou a seleção, na última quarta-feira (08), durante a 2ª Oficina do Programa realizada por videoconferência. 

O Programa de Conservação e Produção de Água foi lançado em junho de 2021 e terá a duração de seis anos. O objetivo é executar ações nas microbacias que possa maximizar o potencial de produção de água, a partir do planejamento e execução de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

O processo de definição das quatro microbacias teve início na primeira rodada de oficinas, realizadas no mês de agosto em cada uma das quatro regiões fisiográficas da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. No total, 14 microbacias foram apresentadas pelos respectivos Subcomitês ao Programa.


Confira a pontuação de cada microbacia por critério do Programa


O representante do Subcomitê Guaicuí, Álvaro Henrique Gomes da Costa, comemorou a seleção da bacia do Córrego das Pedras. “A UTE [Unidade Territorial Estratégica] Rio Guaicuí possui 35% do seu território considerado como prioritário para conservação. No entanto, o desmatamento aliado a agropecuária, assim como a abertura de estradas vicinais sem a devida manutenção, tem prejudicado o nosso território e diminuído a capacidade de infiltração de água no solo. É uma alegria muito grande saber que o Programa de Conservação e Produção de Água será executado na nossa região.”, festejou.

A microbacia do Rio Maracujá foi indicada em uma ação conjunta entre os Subcomitês Nascentes e Rio Itabirito. Já o Ribeiro Bonito foi indicação do Subcomitê Rio Taquaraçu e o Córrego Soberbo do Subcomitê Rio Cipó.

A coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Marley Beatriz de Assis Lima, celebrou a iniciativa do CBH Rio das Velhas. “Apesar de não ter a microbacia indicada pelo Subcomitê Ribeirão Jequitibá selecionada, vejo com satisfação a iniciativa do Comitê de executar um programa macro com o objetivo de produzir mais água na bacia. Esta foi a primeira edição do Programa, além de várias outras ações ao longo da bacia”, destacou.

A próxima etapa do Programa de Conservação e Produção de Água será a elaboração dos projetos técnicos por microbacias. Em seguida serão realizadas as implantações das intervenções e, por último, o monitoramento e assistência técnica.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio