Confira o primeiro dia de oficina do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal de Andrequicé

10/06/2024 - 17:55

Na última sexta-feira (7), aconteceu o primeiro dia de oficina para elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal de Andrequicé, situada na comunidade de Taquaraçu de Baixo, no município de Santa Luzia. A realização é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em conjunto com os Subcomitês Rio Taquaraçu e Poderoso Vermelho, com apoio da Agência Peixe Vivo (APV).


O primeiro encontro foi realizado presencialmente na sede da Associação Comunitária de Taquaraçu de Baixo. O objetivo geral das oficinas é coletar contribuições de diferentes setores da sociedade civil, empresas e instituições relacionadas à APA para elaboração do Plano de Manejo. A oficina foi ministrada pelos profissionais da empresa Detzel, responsável pela elaboração do Plano de Manejo. A programação possui três dias de atividades, sendo os dois primeiros presenciais (7 e 8/06) e o terceiro virtualmente (21/06).

Após uma rodada de apresentações, um documento de diagnóstico da Unidade de Conservação (UC) foi apresentado pela engenheira ambiental, Ana Paula Fidelis, para contextualizar os participantes da oficina sobre algumas características do território que influenciam diretamente na elaboração do Plano.

A gestora de projetos da Detzel e coordenadora geral na elaboração do projeto de Andrequicé, Lorena Folda, enfatiza que conciliar os usos da UC é um dos principais desafios do processo. “A unidade sempre é criada com o objetivo principal de proteger o meio ambiente e permitir o desenvolvimento, o uso humano dele, das duas coisas. Então, equalizar, equacionar, harmonizar essas duas ações tão distintas. Uma de proteção e uma de uso é que é o desafio.”

O foco do primeiro dia foi encontrar e debater os Recursos e Valores Fundamentais (RVF) da Área de Proteção Ambiental Andrequicé. Os profissionais da Detzel utilizam dinâmicas em grupo para que os participantes indiquem quais são os RVF’s da UC para que eles sejam discutidos coletivamente em seguida.

A participação das partes interessadas e usuárias da APA é um dos pontos mais importantes desse processo. A psicóloga, psicanalista e contadora de histórias, Regina Caminha, coordenadora do Subcomitê Poderoso Vermelho, comentou sobre as oficinas coletivas serem um momento marcante. “Essa oficina marca a participação das comunidades, das diversas pessoas podendo dar aquilo que é o perfil dos Subcomitês que é poderem ser o olhar, a escuta e a voz de cada território. Eu acho isso que está acontecendo hoje extremamente significativo.”

Além dos Subcomitês Poderoso Vermelho, Rio Taquaraçu e Agência Peixe Vivo, participaram representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Meio Ambiente de Santa Luzia e moradores em geral.


Veja mais fotos:


Conheça a Área de Proteção de Andrequicé

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Andrequicé fica às margens do Rio das Velhas, possui cerca de 1.760,00 hectares e é uma zona de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. A Unidade de Conservação foi criada em 19 de dezembro de 2003 pela Lei Municipal nº2.504 de Santa Luzia. A gestão da APA é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. A APA tem uma área que se sobrepõe ao Refúgio de Vida Silvestre Estadual Macaúbas (RVSEM), que tem como órgão gestor o IEF.

O membro do IEF, representante e coordenador do Subcomitê Rio Taquaraçu, João Paulo Sarmento, comentou sobre a relevância das práticas das oficinas para a APA de Andrequicé. “Essa é uma área importante, muito próxima de Belo Horizonte, uma área que nós temos que realmente nos preocupar com algumas coisas e realmente trazer o desenvolvimento socioambiental para todos aqui.”

A APA de Andrequicé abriga fazendas históricas, grutas, sítios arqueológicos e é um importante território de preservação em torno de Belo Horizonte.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Yasmin Paulino
Fotos: Miguel Aun