Conheça e Preserve: Lassance

30/05/2018 - 21:33

Lassance é um município do Norte de Minas, na região do Baixo Rio das Velhas, que ficou conhecida por ser a cidade onde o infectologista Carlos Chagas descobriu a patologia ao qual deu nome: a Doença de Chagas. Nos idos de 1907, Carlos Justiniano Ribeiro Chagas havia sido designado a cuidar dos trabalhadores da antiga Ferrovia Central do Brasil, que estava sendo construída em Lassance, e identificou a doença em campo, em seu laboratório instalado dentro de um vagão.

Mas a cidade vai muito além deste importante fato histórico. Lassance possui um patrimônio natural belíssimo, uma exuberante diversidade de flora e fauna, cachoeiras, cavernas e um volumoso Rio das Velhas próximo ao seu encontro com o Velho Chico. Integrante do Circuito Turístico Serra do Cabral, a região faz parte da Cordilheira do Espinhaço e é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do Rio São Francisco. O local também se destaca pelo grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes, já que na Serra, há cerca de 350 anos, viveram povos indígenas nômades.

A imponente Cachoeira das Palmeiras, que corta a Serra do Cabral até formar um belo lago, e a Cachoeira do Nozão, uma corredeira no Córrego dos Vinhos, são algumas das principais atrações e não ficam a mais 40min de carro do centro urbano.

Em Lassance também há vários prédios centenários tombados em âmbito federal, estadual e municipal. Recentemente, a antiga Estação de Trem foi restaurada e é uma atração à parte. O Museu Carlos Chagas hoje atravessa por obras e, em breve, estará novamente aberto para melhor acolher os turistas.

Em cima: Rio das Velhas em Lassance, já próximo de sua foz, e Estação de Trem recentemente restaurada. Em baixo: as cachoeiras das Palmeiras (à esquerda) e do Nozão (à direita). Créditos: Fernando Piancastelli. 

Formação da cidade

Situada a 263 km de Belo Horizonte, Lassance inicialmente era uma região cortada por tropeiros, ligando lugares distantes como Montes Claros, Sabarabussu (Sabará), Diamantina e Coração de Jesus. Em 1850, um tropeiro chamado Liberato Nunes de Azevedo construiu os primeiros ranchos às margens do Córrego Maria Grande, hoje Córrego São Gonçalo. Em 1907, surgem as primeiras fazendas dedicadas à agropecuária e à extração de látex em seringueiras e, com a chegada da estrada de ferro, o desenvolvimento local foi impulsionado. O primitivo arraial era muito modesto, situando-se à beira do Rio das Velhas.

A denominação Lassance foi dada em fevereiro de 1908, em homenagem ao engenheiro chefe da construção da estrada de Ferro Central do Brasil, Dr. Ernesto Antônio Lassance Cunha. O município emancipou-se em dezembro de 1953 sob a administração de José Soares Dias.

Atualmente conta com uma população de 6.490 (2010) habitantes e tem como atividades econômicas básicas a extração de quartzo e de sempre-vivas, ao lado do cultivo de café, mandioca, milho, fumo e arroz. Há também áreas de reflorestamento com eucalipto para a produção de carvão vegetal e pecuária de corte.

Veja mais fotos de Lassance e suas belezas naturais:

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes. Esta UTE envolve a foz do Rio das Velhas no seu encontro com o Rio São Francisco, onde o Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre as UTE Guaicuí e UTE Rio Curimataí.

Em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o primeiro projeto hidroambiental implementando na UTE Guiacuí, finalizado há poucos meses, teve como foco a construção de barragens de contenção, mais conhecidas como barraginhas, e o plantio de mudas. Somente em Lassance foram 300 destas barraginhas, construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais.

Atualmente, Lassance aguarda a contratação do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano de Resíduos Sólidos, que também será financiado pelo CBH Rio das Velhas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br