Conheça e preserve: Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem

13/12/2018 - 12:26

O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, mais conhecido em Contagem como Parque Ecológico do Eldorado, é reconhecido pela grande quantidade de animais que abriga – pássaros, peixes, tartarugas, macacos e muitos outros – e também pela “Nascente do Coração”, olho d’água revitalizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê Ribeirão Arrudas, em 2016. Tido pela população como um lugar tranquilo, muita gente não imagina que, num passado não muito distante, o espaço foi ameaçado pela expansão urbana e projetos imobiliários.

Conselheira de longa data do Comitê e Subcomitê, Cecília Rute de Andrade Silva, representante do movimento Conviverde, conta que há 14 anos o espaço foi cotado para receber um hospital, porém com a quantidade de nascentes ali pertencentes, o projeto não foi aprovado. “Um conjunto habitacional também foi articulado para lá depois da reprovação do hospital. Buscamos então apoio das escolas e de entidades interessadas na preservação do parque, para começar a nossa luta. Com a ajuda de alguns colegas do Projeto Manuelzão, realizamos estudos para a criação de uma minuta, que pudesse ser aprovada na Câmara Municipal. Em 27 de junho de 2004, o parque foi inaugurado”, contou Silva.

Cecília Rute, conselheira do CBH Rio das Velhas e do Subcomitê Ribeirão Arrudas (à esquerda). Curso d’água do Parque Ecológico do Eldorado (à direita). Crédito: Bianca Aun

Além da fauna ser uma das atrações do parque, as nascentes do local encantam quem passa por lá. São 10 minas d’água dentro da unidade, sendo seis perenes e as demais intermitentes, além de outras 16 nascentes em torno dele. Segundo a assessora da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem, Luciana Falcão Avelino, o Parque Ecológico do Eldorado contribui para a sociedade em vários aspectos, como a preservação da fauna e flora dentro de um perímetro urbano e um local de lazer para os moradores da região. “É importante que a população também zele pelo espaço, pois eles também contribuem para o seu funcionamento”, comentou.

A flora também é algo que atrai os moradores da região. Belas e frondosas árvores fazem sombras e deixam o local ideal para quem deseja fazer um piquenique em família ou amigos. Existem ainda árvores frutíferas, como pés de goiaba.

O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo conta com quadra de futebol, academia da cidade, teatro de arena e brinquedos infantis, mas sua atração principal surgiu em junho de 2018: a passarela suspensa. Criada a fim de proteger as nascentes do local, a passarela foi inaugurada em junho deste ano, a partir do projeto “Valorização de Nascentes Urbanas do Ribeirão Arrudas”. “Eu tentei de tudo para proteger as nascentes do Parque, mas nada adiantava. Com o projeto, solicitei que a passarela suspensa fosse incluída, o que foi aprovado pelos membros do Subcomitê Ribeirão Arrudas.”, declarou Silva.

Veja as fotos do Parque do Eldorado:

O Parque Ecológico do Eldorado recebe cerca de 400 pessoas nos finais de semana e 250 pessoas durante uma semana normal. Em épocas especiais, como a semana da criança, o parque chega a receber cerca de 2 mil visitantes. O parque está aberto à visitação diariamente, das 8 às 17 horas, exceto às segundas-feiras. Informações sobre os projetos culturais, ligue (31) 3351-6188.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br