Conheça e Preserve: Parque Estadual da Serra do Cabral

17/01/2019 - 13:30

Na região do Baixo Rio das Velhas está o Parque Estadual da Serra do Cabral, compreendendo os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício  em uma área de mais de 22 mil hectares, de acordo com Instituto Estadual de Floresta (IEF).

A Serra faz parte da Cordilheira do Espinhaço e é um divisor das UTEs (Unidades Territoriais Estratégicas) Rio Curimataí e Guaicuí, além de dividir as bacias dos rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do rio São Francisco. A região apresenta incontáveis nascentes, cachoeiras e veredas, além de uma fauna e flora exuberantes, com algumas espécies endêmicas. De acordo com o IEF, o parque possui ainda grande número de sítios arqueológicos pré-históricos.

Na Serra do Cabral viveram povos indígenas nômades até aproximadamente 350 anos atrás, o que caracteriza a importância arqueológica e histórica. Eram conhecidos como Cabralinos e deixaram muitas pinturas rupestres.

Sua importância se deve também como ponto de referência entre viajantes do período colonial e ao longo do século XX, assim como pela literatura. Algumas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa têm como cenário a região Norte do Estado, onde encontra-se a Serra do Cabral e suas características naturais que conferem singularidade regional.

Veja as fotos da região:

Em agosto de 2016, o CBH Rio das Velhas promoveu a Expedição Serra do Cabral, com o objetivo de mapear, classificar e fazer o diagnóstico das nascentes dos principais contribuintes do rio Curimataí. Na ocasião, pôde-se identificar e concluir que as queimadas e a presença de gado são os dois principais e mais recorrentes focos de pressão ambiental na região. Das 25 nascentes visitadas, 22 apresentavam vestígios de queimadas e 20 de presença de gado. Diversas nascentes ainda se mostraram secas e migraram, às vezes centenas de metros, a jusante.

Relembre:

Em fevereiro de 2018, o Parque Estadual da Serra do Cabral abriu agendamento para visitação durante o período do carnaval. As visitas, de acordo com a administração do parque, se deram em formato experimental e, por isso, apenas quatro áreas foram liberadas.

Mais informações sobre o Parque da Serra do Cabral pelo e-mail peserradocabral@meioambiente.mg.gov.br ou pelo telefone (38) 3756-1301.