Conheça e Preserve: São José da Serra, distrito de Jaboticatubas

10/01/2020 - 19:03

A região da Serra do Cipó, no Centro de Minas Gerais, é conhecida por suas várias e belas cachoeiras, por uma flora exuberante e única – descrita pelo consagrado paisagista Burle Marx como o “Jardim do Brasil” – e pelas possibilidades de acampar, praticar esportes radicais e caminhadas ecológicas. Também é de lá que saem águas límpidas e caudalosas que verdadeiramente oxigenam o Rio das Velhas.

No coração dessa região está São José da Serra, distrito de Jaboticatubas, um povoado aconchegante e charmoso, de receptividade simples e acolhedora por parte de seus moradores.Localizado a 25 km do centro de Jaboticatubas, faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Pedreira e reúne belos atrativos de grande valor ecológico.

São José da Serra é banhado pelo rio Jaboticatubas,que forma ali várias quedas e poços apropriados para banho. As cachoeira do Sr. Dimas e do Rala Bunda, além da Lagoa Dourada, são as principais atrações naturais da localidade.

A lagoa é uma área limítrofe com o Parque Nacional da Serra do Cipó. Só é possível chegar ao local por trilha de difícil acesso (12 km). O nome se dá em função do capim que com a incidência do sol fica com a tonalidade dourada, dando um aspecto de uma grande lagoa Dourada.

No local é possível identificar plantas como a canela-de-ema gigante, sempre vivas, bromélias, orquídeas, líquens, as droséreas (pequenas plantas vermelhas lembrando musgos) e animais endêmicos como o sapo de pijama. É marcante também pelo imponente cânion de 100 metros, onde deságua a cachoeira do rio Jaboticatubas.

Preocupada com o turismo que estava começando de forma desordenada, a comunidade se organizou para proteger um local tão importante onde nasce o rio Jaboticatubas que abastece parte da cidade. Com autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas, eles instalaram porteiras para impedir que carros cheguem até a entrada da trilha, além de fiscais da comunidade. Hoje só é permitido visitas acompanhadas de guia local sem permissão para acampar.

Já a cachoeira do Sr. Dimas conta com uma pequena queda e um poço excelente para banho. O conjunto paisagístico em seu entorno é formado por quedas d’água, corredeiras e poços de raras belezas.O local oferece área de camping, banheiros restaurante e bar.

A Cachoeira do Rala Bunda recebe este nome pelas corredeiras que, devido à sua forma, são utilizadas pelos visitantes como escorregador. Oferece estacionamento com capacidade para 30 veículos, sanitários e trilhas com baixo grau de dificuldade.

Tudo isso faz de São José da Serra um dos locais mais interessantes e belos de se conhecer na Serra do Cipó.

Veja as fotos do distrito:

Como chegar:

Partindo de Belo Horizonte, seguir pela Rodovia MG-010 sentido Serra do Cipó.Após o km 86, depois de uma ponte, entrar à direita na estrada de terra e seguir por 10 km até o povoado.

Saindo do centro de Jaboticatubas, seguir pela estrada de terra do Capão Grosso sentido São José da Serra/ Serra do Cipó, até o povoado a 25 km.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun