Com o intuito de fortalecer a comunicação e integração com a sociedade, estimulando o pertencimento para com a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) discutiu, em reunião na manhã desta segunda-feira (10), a criação de duas estratégias principais: a formalização do 29 de junho como o Dia Oficial do Rio das Velhas e o estabelecimento do peixe Dourado (Salminus franciscanus) como o símbolo da bacia.
“29 de junho se justifica por ser o dia de formação do Comitê, além de na tradição popular ser o dia de São Pedro, patrono das chuvas e das águas. Já o Dourado tem a peculiaridade de ser um peixe nativo, considerado um dos mais nobres das águas brasileiras, além de ser bonito, esportivo e conhecido”, destacou o conselheiro José de Castro Procópio.
Na reunião desta segunda, os presentes escreveram as linhas gerais da Deliberação Normativa que deverá ser apreciada pelos demais membros da câmara, para na sequência ser submetida ao plenário do Comitê.
Ainda no encontro, os conselheiros discutiram o público-alvo preferencial das ações de comunicação, mobilização e educação ambiental do CBH Rio das Velhas. De acordo com o novo presidente da CTECOM, Nísio Miranda, as estratégias devem ter como principal objetivo a renovação do comitê. “Acho que já temos uma tendência, até mesmo dentro desta câmara nova formada, de que as ações devem ser voltadas para o público de idade escolar, infanto-juvenil, até para que a gente possa ter a possibilidade de renovação dos quadros do CBH Rio das Velhas. A ideia é já ir ambientando as crianças com essa política pública que é o comitê de bacia hidrográfica”, disse.
Os presentes definiram também que, na próxima reunião da câmara técnica, serão discutidos o Plano de Ação e a Deliberação dos Princípios e Diretrizes da CTECOM, a criação de um projeto-memória do CBH Rio das Velhas e aprovação da Deliberação Normativa construída na reunião desta segunda.
Confira as fotos da reunião:
A Câmara Técnica
A CTECOM é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do CBH Rio das Velhas ou de projetos contratados pela agência.
Eleita há pouco mais de dez dias, a composição da CTECOM atualmente conta – além de Nísio Miranda, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e José de Castro Procópio, da Associação de Desenvolvimento de Artes e Oficios (ADAO) – com os seguintes representantes, dentre titulares e suplentes: Izabella Cristina Resende, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário; Clarissa Dantas, do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas); Edinilson dos Santos e Márcio Roberto Lima, da prefeitura de Contagem; Cláudia Rosa, da prefeitura de Baldim; Humberto Marques, da prefeitura de Belo Horizonte; Andréa de Brito Silveira, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais); Amanda Amorim, do Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté (Macaca); Lilla Ayres Viana, da Associação para Recuperação e Conservação Ambiental (Arca Amaserra); e Maria Teresa Corujo, doFórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (Fonasc).
Quatro cadeiras na câmara ainda estão em aberto: três de titulares do segmento de usuários e uma de suplente do poder público.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br