CTECOM inicia nova gestão com apreciação de Plano de Formação de Conselheiros

29/11/2023 - 11:50

Na última quinta-feira (23), a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) fez a primeira reunião da nova gestão de forma virtual. Durante o encontro, foram escolhidos os novos membros do próximo período, que fecharam o calendário de reuniões de 2024 e fizeram sugestões ao Plano de Formação de Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).


Logo após a escolha da nova composição da câmara, os membros escolheram como novo coordenador Sérgio Leal, representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (FONASC-CBH) por aclamação. A escolha do secretário ficou pendente para a próxima reunião. Sérgio salientou que gostaria de mapear as ações de educação ambiental no território da bacia. “Se a gente conseguir mapear esse impacto e mapear as boas práticas que depois podem ser replicadas, seria importante”.

Luiz Ribeiro, Coordenador Técnico na TantoExpresso, empresa responsável pela Mobilização e Educação Ambiental do CBH Rio das Velhas, informou que a primeira etapa da construção do PEA (Plano de Educação Ambiental) do Comitê foi exatamente o diagnóstico das ações de educação ambiental realizadas na bacia. “O diagnóstico foi concluído em setembro e apresentado à Diretoria do Comitê. E esse diagnóstico procurou justamente o que o Sérgio colocou: mapear, qualificar e entender ao máximo as iniciativas de educação ambiental que ocorrem no território como todo. Além disso, procurou também mapear as principais demandas de educação ambiental que ocorrem no território, os principais ativos que o comitê já tem”. O diagnóstico já está disponível para consulta na ferramenta SIGA Rio das Velhas.

Em seguida, Luiz e Bruno Sperling, Mobilizador Social, apresentaram a proposta do Plano de Formação de Conselheiros do CBH Rio das Velhas, que levou em consideração eventos já realizados, materiais disponibilizados e o funcionamento ordinário das instâncias do Comitê. O plano tem como base ações apontadas no Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH), tais como desenvolver ações de capacitação e mobilização social com vistas a qualificar os membros do Comitê para acompanhar e se posicionar nas situações relacionadas à gestão de recursos hídricos. O documento também sugere ações de formação contínua dos representantes do CBH Rio das Velhas.



“O objetivo do nosso Plano de Formação é apresentar de forma estruturada e planejada as ações de formação e capacitação dos conselheiros em suas mais diversas instâncias (Plenário, Câmaras Técnicas e os 19 Subcomitês instituídos na bacia), visando aprimoramento contínuo dos conselheiros”, informou Luiz. E Bruno completa: “houve recorrentemente uma manifestação de interesse, um desejo de como se aproximar da comunidade através da Educação Ambiental, fazer o Comitê sair de uma estrutura institucional e chegar ao território”. A proposta é que haja um treinamento de ambientação, compartilhando informações básicas do funcionamento e atuação do CBH; formação do Plenário no PDRH e instrumentos de gestão; capacitação dos Subcomitês, com aprofundamento na realidade de cada território; além de cursos e eventos sobre outros temas transversais, como Unidades de Conservação, saneamento básico, estrutura fundiária, entre outros.

“Eu acho que o produto ficou bonito. Está analítico, bem estruturado, bem escrito. Parabéns a quem elaborou, é esse tipo de ação que nos ajuda – em vários sentidos”, celebrou Rodrigo Lemos, representante do Instituto Guaicuy. Outros membros também expressaram satisfação com a apresentação do PEA e levantaram temas urgentes a serem abordados, como a atual discussão sobre o enquadramento dos corpos hídricos da Bacia do Rio das Velhas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Fernando Piancastelli