CTECOM tem apresentação de projetos da Secretaria de Meio Ambiente de BH

09/02/2022 - 16:35

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveu sua primeira reunião do ano na última terça-feira (8). A CTECOM acompanha e elabora processos de comunicação, mobilização e ação educativa no âmbito da bacia.


Na pauta do encontro deste mês, a apresentação de três projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte (SMMA): BH Itinerante, Biofábrica e Coral da Secretaria.

Aluísio Oliveira, técnico da SMMA, discorreu sobre o BH Itinerante, que integra a programação de Educação Ambiental do órgão e oferece curso de extensão com abordagem socioambiental tendo Belo Horizonte como referência espacial de ensino e aprendizagem.

Tanto na modalidade presencial como online, meio adotado a partir do início da pandemia, são desenvolvidas diversas atividades, tais como oficinas, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. No retorno da normalidade serão retomadas as aulas de campo. O objetivo é formar agentes ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.

Segundo Oliveira, “o curso, já na 40ª edição, não quer reproduzir um conhecimento que está guardado, mas compartilhar a experiência. O público sai com outra visão, uma vivência emocional muito grande”.

Controle natural

A Biofábrica, situada na chamada Fazendinha do Bairro São Paulo, em área adquirida por compensação ambiental, foi apresentada pelo servidor Dênio Nacle, que também é membro dos Subcomitês dos Ribeirões Onça e Arrudas, e do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), no Baixo Ribeirão Onça, na região nordeste da capital.

O coração do projeto é a criação de joaninhas, inseto polinizador e um dos principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os temidos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e provocam estrago nas hortas.

Em espaço adequado à visitação, suspensa na pandemia e a ser retomada em breve, a Fazendinha possui horta comunitária que fornece alimentos para comunidades necessitadas. Além disso, oferece kits com larvas de joaninhas para produtores de hortaliças. Aos interessados, basta mandar e-mail para a SMMA (smma@pbh.gov.br) e agendar a retirada.

Outra ação associada é o trabalho com abelhas nativas, como jataís e mandaçaias, cujo objetivo é aumentar a área de polinização em BH.


Primeira reunião do ano da CTECOM contou com apresentação de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, da PBH


Voz para o meio ambiente

Kézia Ferreira, regente do Coral da SMMA, uniu a área biológica na qual é formada com a musical, que estudou no Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart). Ferreira conta que o objetivo do Coral foi integrar a arte em várias formas de expressão – teatro, dança e música – na produção que já abrange oito musicais.

O tema do meio ambiente, claro, é chave na empreitada, como no trabalho “Deixa a vida me levar”, baseado na obra de Zeca Pagodinho e exibido na reunião. Os ensaios do Coral acontecem às quintas-feiras, de 18:30 às 20:30 h, no 10º andar do prédio da SMMA. Contatos pelo e-mail artecantocoral@pbh.gov.br ou na página do instagram (@artecantocoralpbh).

Capacitação e encontros

Ohany Ferreira, analista ambiental da Agência Peixe Vivo, trouxe o tema da Capacitação 2022, destinada a preparar conselheiros do Comitê e dos Subcomitês para a elaboração de projetos hidroambientais, janela aberta para a captação de recursos externos para investimento nas sub-bacias, complementares aos provenientes da cobrança pelo uso da água. O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, sugeriu pautar o assunto para decisão da próxima reunião da Câmara Técnica.

Karen Castelli, coordenadora da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas, deu informes sobre o projeto Diálogos Regionais, para troca de experiências, que acontecerá duas vezes por ano com representantes dos 18 Subcomitês. A primeira edição está prevista para abril e, a segunda, para a Semana Rio das Velhas, ao final de junho.

Márcio Sampaio, representante da Vale na CTECOM, comunicou que está deixando a Câmara Técnica em decorrência de novas atribuições funcionais e agradeceu a “oportunidade de trabalhar com um grupo seleto de conselheiros e entidades”.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala
Fotos: Leo Boi; Paulo Barcala