CTIL chancela criação de dois novos Subcomitês

08/03/2024 - 13:50

A Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), responsável por adequar as decisões e as prioridades do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) às formas e padrões legais, se reuniu virtualmente na última terça-feira (5) para avaliar a criação de dois novos Subcomitês: Ribeirões Tabocas e Onça e Peixe Bravo. Na reunião, também foi escolhido o novo secretário da Câmara para a nova gestão.


A mobilizadora social Letícia Vitorino apresentou as justificativas para a criação do Subcomitê Tabocas e Onça. “Vimos trabalhando, desde 2023, num processo de mobilização para levantar as pessoas que têm interesse na formação desse Subcomitê. A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Tabocas e Onça é formada pelos municípios de Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Jequitibá e Paraopeba. Ela está localizada na região do Médio-Baixo Rio das Velhas. Temos o apelo cultural, uma vez que Cordisburgo é a terra natal do escritor João Guimarães Rosa, sendo fonte de inspiração de sua obra literária. A região enfrenta problemas hidroambientais com a agropecuária, assoreamento dos cursos d’água, lançamento de efluentes domésticos e industriais, queimadas, entre outras. Possui uma unidade de conservação inserida em seu em seu território e inúmeras grutas, sendo a mais famosa a Gruta do Maquiné.”

Da parte da UTE Peixe Bravo, o mobilizador Leonardo Ribeiro explicou para os membros da câmara as características do território. “A UTE margeia bem o Rio das Velhas. As águas que vertem de uma pequena serra que divide o Rio das Velhas com o Rio Cipó correm na UTE Peixe Bravo direto para o Rio das Velhas. Está localizada também no Médio-Baixo e é composta por apenas três municípios, que são Santana de Pirapama [foto de destaque desta matéria], Presidente Juscelino e Jequitibá. Há uma unidade de conservação a ser criada ainda nesse território justamente nessa Serra que que divide a bacia do Rio Cipó da bacia principal do Velhas. A região, assim como a da Tabocas e Onça, também é muito rica em grutas e em água. Há também um sítio arqueológico também que ainda precisa ser devidamente estudado e com essas pinturas catalogadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”.

Ainda segundo Leonardo, a população desta UTE vive intensamente o Rio das Velhas. “São pessoas que sabem o que acontece quando o rio muda de cor, quais são os eventos de mortalidade e em que época que se vê muito peixe morto… enfim, são pessoas assim extremamente bem-vindas para atuar no CBH Rio das Velhas. Sofre com processos de degradação devido às atividades de agropecuária e com assoreamento. Acredito que seria muito bem-vinda a formação desse novo Subcomitê”, falou.

Na reunião, todos os membros aprovaram a constituição desses Subcomitês. Atualmente há 19 Subcomitês na Bacia do Rio das Velhas, podendo ser ampliados para 21, caso sejam aprovadas em Plenária prevista para acontecer em junho deste ano. A coordenadora da CTIL, Cecília Rute Andrade Silva, celebrou a proposta de criação. “Eu tenho certeza de que vai ser muito importante para o CBH Rio das Velhas ter aquela região mobilizada, eu acho essencial a mobilização. É muito importante ter esse Subcomitê nessa região”.

Durante a reunião, os membros também escolheram o novo secretário da Câmara. Essa escolha havia ficado pendente na primeira reunião da nova gestão, ocorrida em novembro de 2023. Valter Vilela, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é o novo secretário da CTIL.


Quer saber mais sobre os Subcomitês do CBH Rio das Velhas? Acesse a cartilha:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Lucas Nishimoto; Leo Boi; Michelle Parron