CTPC aprova projeto de esgotamento sanitário em Caeté

29/03/2022 - 15:15

A Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se na manhã da última segunda-feira (28), em plataforma online. O encontro contou com forte presença de representantes de dois Subcomitês de Bacia Hidrográfica: Ribeirões Caeté-Sabará, do Alto Velhas, e Rio Taquaraçu, do Médio Alto curso do rio.


Esgotamento sanitário

O Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará levou à CTPC projeto de execução de obras de esgotamento sanitário no distrito de Penedia, em Caeté, que tem pouco mais de 400 habitantes, escolhido, entre outras propostas, como prioritário em votação dos conselheiros do Subcomitê em dezembro passado.

Os recursos a serem investidos naquela Unidade Territorial Estratégica (UTE) estavam disponíveis desde a década passada, quando projeto hidroambiental para a área da Mata da Caixinha, localizada no mesmo município, recebeu aprovação da CTPC e do CBH Rio das Velhas, mas não pôde ser levado adiante por problemas de escopo, dificuldades de intervenção na área e outros obstáculos.

A nova ação, com instalação de fossas sépticas nas moradias do distrito, é de “grande relevância para a saúde humana e ambiental na UTE e para a consequente melhoria da qualidade da água de tributários do rio das Velhas”, diz ofício enviado ao presidente da CTPC, Ronald Guerra. A Câmara Técnica aprovou a proposta por unanimidade. Para Ronald, é muito bom “apreciarmos projetos dos Subcomitês, mostrando seu envolvimento com a revitalização do Rio das Velhas, um exemplo para todos”.


Reunião virtual contou com a participação de membros de dois subcomitês da Bacia do Rio das Velhas


Viveiro Langsdorff precisa continuar

Outro assunto tratado na reunião foi a situação do Viveiro Langsdorff, iniciativa do CBH Rio das Velhas em parceria com a Agência Peixe Vivo e a empresa ArcelorMitall, situado na área da Usina Hidrelétrica Madame Denise, que era de propriedade da fabricante de aço, no município de Taquaraçu de Minas.

O Viveiro, que já produziu e doou mais de 180 mil mudas de espécies nativas da região para 28 municípios da Bacia nos últimos cinco anos, atravessa momentos de incerteza após a venda, pela Arcelor, do terreno onde está instalado o Langsdorff.

Ricardo Sousa, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Taquaraçu de Minas e membro do SCBH Rio Taquaraçu pediu, “em nome da minha cidade, do município de Nova União e do SCBH, que seja mantido o Viveiro onde está”, e anunciou que já “tem empresas parceiras que podem ajudar a assumir a empreitada conosco”.

Valquíria Capila, produtora rural e conselheira do Subcomitê, ressaltou a “importância de se preservar este espaço, testar novos modelos de gestão, com coordenação, programa de trabalho e ações educativas para que seja um lugar de produção e socialização do conhecimento”.

Humberto Martins Marques, conselheiro da CTPC e representante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), considera o projeto “fundamental para o CBH e de interesse de todas as prefeituras, um projeto de sucesso, pois muitas dessas mudas já viraram árvores ao longo da bacia”.

Por aclamação, os membros da CTPC aprovaram a proposta de encaminhar manifestação à diretoria do CBH e à Agência Peixe Vivo solicitando “a manutenção do Viveiro em Taquaraçu, em modelo de gestão a ser construído”.


Assista ao vídeo e conheça experiências de recuperação na bacia com mudas do Viveiro Langsdorff:


Eu faço parte

Rodrigo de Angelis e Luiz Ribeiro, profissionais da TantoExpresso, que responde pela Assessoria de Comunicação do CBH, apresentaram a campanha “Rio das Velhas Eu Faço Parte”.

Apoiada em quatro eixos temáticos – revitalização, segurança das barragens, saneamento básico para todos e segurança hídrica –, a campanha tem como objetivo destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade urgente de incorporar a revitalização do Rio das Velhas na agenda político-institucional mineira.


Saiba mais sobre a Campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala
Fotos: Bianca Aun; Paulo Barcala