CTPC examina projetos hidroambientais em curso em última reunião na atual gestão

05/09/2023 - 15:45

Os membros da Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se em videoconferência para realizar seu último encontro dentro do mandato que termina em cerca de uma semana.


O coordenador da CTPC, Ronald Guerra, abriu os trabalhos comunicando a formação de chapa para a nova gestão do Comitê, “num processo e arranjo coletivos”. Em breve, prometeu, será divulgado o Plano de Ação, cujo foco será ampliar “ainda mais a participação em todas as instâncias, prática na qual o CBH já é referência nacional”.

Ainda na fase de informes, Humberto Marques, representante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na Plenária do Comitê e na CTPC, disse que a PBH, “apesar de ocupar a suplência da Prefeitura de Itabirito na próxima gestão, faz questão de manter presença ativa e constante nas Câmaras Técnicas e no próprio CBH Rio das Velhas”.

João Paulo Sarmento, do IEF (Instituto Estadual de Florestas), que pode compor a nova diretoria ampliada, avisou que não participará da plenária de posse em razão de viagem profissional à Guatemala, em evento destinado a incrementar a rede de bosques-modelo da América Latina.

Guerra solicitou que o conselheiro apresente os resultados do encontro internacional à CTPC e ao CBH, e resgatou a história da Floresta Estadual do Uaimií e das doceiras e doceiros do distrito ouro-pretano de São Bartolomeu nessa discussão.

Projetos a todo vapor

João Paulo Coimbra e Ricardo Braga, coordenadores técnicos da Agência Peixe Vivo, cuidaram de compartilhar a evolução dos projetos hidroambientais implementados com os recursos da cobrança pelo uso da água.

Pelo Plano de Investimento Anual (PIA), são 11 ações de gestão, com 14 subações; três de planejamento, que se desdobram em 19 subações; e uma ação estrutural, com 13 subações.

As atividades, várias já concluídas, muitas em andamento e umas poucas ainda a licitar, abrangem múltiplas intervenções de grande impacto na proteção das águas e do meio ambiente, tais como o desenvolvimento da metodologia de cobrança aprovada recentemente, estudos das manchas de inundação nos municípios da bacia, levantamento aéreo de apoio à aferição para cadastro de usos e usuários de recursos hídricos do Alto Rio das Velhas, Planos de Manejo de áreas protegidas, mapeamento de corredores ecológicos e de nascentes, projetos de produção e conservação de água, recuperação ambiental, construção de estradas ecológicas, recuperação de estradas vicinais e controle de erosão.

Braga ainda abordou projetos específicos das bacias dos Ribeirões Onça e Arrudas, na capital mineira, entre eles a implementação de estrutura de captação de água de chuva no Quilombo Mangueiras, no bairro belo-horizontino Ribeiro de Abreu.

Ronald Guerra alertou para a necessidade de realçar, aos Subcomitês, a concepção que tem norteado o CBH Rio das Velhas de priorizar projetos mais robustos, com resultados mais efetivos e sistêmicos: “Assim evitamos a pulverização de recursos e colocamos em prática programas mais integradores”.

O coordenador da CTPC destacou o papel da integração com diversas outras instituições, como a Emater, o IEF, o Pró-Mananciais, da Copasa, e as prefeituras: “Isso otimiza os projetos que acontecem no território. Se não integrar, perdemos força e não trazemos o produtor para esse esforço”.

Sarmento mencionou a instalação de três unidades demonstrativas em Nova União, Sistemas Agroflorestais em Área de Preservação Permanente e fora dela, com introdução de abacate, café e cacau, agregando valor à mata e à produção agrícola. “ O IEF providenciou as mudas e tem a parceria da Emater e da prefeitura. Estamos atraindo o produtor para o nosso lado”.

Heloísa França, relatora da CTPC e conselheira do CBH, agradeceu a todos e projetou confiança na continuidade das ações do CBH e da Câmara: “A gente vê as coisas acontecendo, nem sempre com a velocidade que desejamos, mas com muito progresso. Em 12 anos de CBH, vejo a mudança e o amadurecimento. Tudo isso agrega para melhorarmos cada vez mais a bacia”.

Orlando da Silva, da Prefeitura de Funilândia, que integrou há pouco a comitiva do CBH Rio das Velhas no Encontro Nacional de Comitês de Bacia, agradeceu: “Sou novo na área, estou aprendendo. Que tenhamos força para atingir o que queremos, a vitalidade dos rios, a proteção das águas. Parabéns a todos”.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Foto: Fernando Piancastelli