Cultivo de mudas é tema de oficina em Joaquim Felício

30/05/2018 - 17:09

Como parte do projeto hidroambiental que promete promover a preservação e a recuperação ambiental de microbacias da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Curimataí, foi realizada, no último sábado (26), em Joaquim Felício, uma oficina aberta à comunidade da região sobre o cultivo de mudas como ferramenta para manutenção de biodiversidade. O encontro aconteceu no distrito Riacho do Barro e foi a segunda de um total de quatro capacitações ambientais previstas.

Durante a parte teórica do encontro, foram discutidos assuntos como o novo Código Florestal, Áreas de Preservação Permanente (APP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), erosões e assoreamentos e as estratégias para combatê-las, e como o plantio de mudas e a preservação da vegetação contribuem para a recuperação de áreas degradadas. Já na parte prática, durante uma visita orientada, abordou-se técnicas direcionadas para a produção de mudas, como os tipos de sementes, escarificação e quebra de dormência, semeadura, recipientes de produção e cultivo.

Representante da prefeitura de Buenópolis no Subcomitê Rio Curimataí, Hugo Lana enalteceu o envolvimento da população nas capacitações que envolvem o projeto. “As oficinas estão tendo uma repercussão muito boa, principalmente junto aos fazendeiros, que recebem as intervenções nas suas terras”.

Oficina em Joaquim Felício foi dividida em parte teórica e prática. Crédito: Inovesa 

O projeto hidroambiental na UTE Rio Curimataí prevê a construção de 902 bacias de contenção, mais conhecidas como barraginhas, a execução de lombadas, terraços, valetas de proteção, cercas e o plantio de mais de 6.700 mudas de espécies nativas da região. As barraginhas são construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais. Já o plantio de mudas busca evitar ou reverter processos de degradação, promovendo a manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos.

O projeto foi aprovado no primeiro chamamento público de projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos. “Esse é um projeto que lutamos muito para conseguir e sua importância e retorno para o meio ambiente são muito grandes”, concluiu Lana.

Confira a apresentação utilizada no encontro:

O território

A UTE Rio Curimataí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br