Debates sobre como potencializar a relação entre CBH e Subcomitês marcam segundo dia de Encontro

07/09/2018 - 21:44

Com apresentação dos resultados do questionário respondido pelos conselheiros dos Subcomitês, que amparou a construção da programação completa do 8º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), tiveram início as ações do segundo dia de evento, que desde quinta-feira (6) acontece no município de Jequitibá, numa programação conjunta com o 30° Festival de Folclore da cidade.

O questionário mostrou, por exemplo, que mais de 50% dos conselheiros que responderam às perguntas participam de outros conselhos de políticas públicas, o que permite a interação e soma de esforços em busca de resultados comuns. Mostrou também que a manutenção da mobilização social ao longo do tempo é considerado o principal desafio no âmbito dos Subcomitês.

Na sequência, os representantes discutiram várias questões sobre como participar, ainda de forma mais efetiva, na dinâmica de decisões do CBH Rio das Velhas. Para Mariana Morales, coordenadora do Subcomitê Rio Taquaraçu, as entidades locais devem ocupar mais espaços de decisão dentro da estrutura formal do Comitê. “A gente tem que ter mais penetração e capilaridade dentro das câmaras técnicas. Eu sei que é difícil, principalmente para a sociedade civil que faz esse trabalho de forma mais voluntária, mas acho que pode ser uma linha forte para a gente atuar”.

Já para Maria Teresa Corujo, mais conhecida como Teca, conselheira do Subcomitê Águas do Gandarela, um dos caminhos pode ser a alteração na legislação que determinou que os Subcomitês não são partes formalmente integrantes do CBH. “Diante de tanto retrocesso legal que a gente vê que é feito pelos interesses econômicos, e outros interesses que não são o da água e do meio ambiente, eu acho que um caminho é nós, juntos, tentarmos ver que forma a gente altera a legislação para que os Subcomitês tenham uma voz real”, disse.

Os projetos hidroambientais executados em cada uma das UTEs (Unidades Territoriais Estratégicas) também foram exaustivamente discutidos pelos conselheiros, como forma de aperfeiçoar o processo, otimizar os recursos e fortalecer a gestão participativa.

Mariana Morales, coordenadora – geral do SCBH Rio Taquaraçu (à esquerda) / Maria Teresa Corujo, conselheira do SCBH Águas do Gandarela (à direita). Crédito: Bianca Aun

A comunicação institucional e os Subcomitês

No início da tarde, a equipe da TantoExpresso, empresa executora do Programa de Comunicação e Relacionamento do CBH Rio das Velhas, apresentou o histórico de atuação junto à entidade, as ferramentas disponíveis, propostas sobre como potencializar a relação com os Subcomitês e um Plano Setorial específico. Coordenador do Subcomitê Rio Curimataí, Valmir Barral destacou a importância do momento. “Achei muito importante. A gente está precisando muito disso, para cada vez darmos mais voz e espaço aos Subcomitês”, disse.

Na sequência, houve o momento ‘Fala que eu te escuto’, com troca de experiências sobre projetos hidroambientais e outras ações executadas nas UTEs. Divididos em grupos entre representantes das diversas entidades, os conselheiros ouviram como os desafios – muitas vezes comuns – são enfrentados em cada território. “Achei de grande importância pela oportunidade única de conhecermos experiências de outros Subcomitês. Essa troca de ideias, de experiências, mostra um caminho que a gente pode replicar também na nossa sub-bacia”, afirmou Fernanda Bárbaro, do Subcomitê Caeté-Sabará.

Finalizando o dia de atividades do Encontro, Frei Chico – considerado o governador da Capital Mineira do Folclore – falou sobre a necessidade de preservação da cultura, das comunidades, das memórias regionais, e cantou uma música em homenagem ao Rio São Francisco.

O Encontro de Subcomitês termina neste sábado (8) com uma Roda de conversa com Alenice Baeta e representantes de povos tradicionais do Velhas e oficinas simultâneas em Jequitibá (de Flores, Oratório, Gastronomia, Hortas Verticais e Compostagem, e de “Cirandas de Negros Cantorias) e na comunidade de Saco da Vida, em Funilândia (Construção de Tanques de Evapotranspiração – TEVAP).

Confira as fotos do segundo dia de evento:

8º Encontro de Subcomitês

Com o tema ‘O Território Que Eu Cuido’, o 8º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) acontece, esse ano, no município de Jequitibá, no Médio Rio das Velhas, entre 06 e 08 de setembro. O evento terá uma programação especial conjunta com o 30° Festival de Folclore de Jequitibá.

O Encontro de Subcomitês tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.

Os Subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do Rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas. Outra atribuição do Subcomitê é revelar os conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais constatados.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br