Dependente do Rio das Velhas e de poços profundos, Sete Lagoas investe em reservatório de 10 milhões de litros para evitar seca

23/03/2020 - 18:28

No dia 22 de janeiro deste ano foi publicado no Diário Oficial do Município de Sete Lagoas edital para construção de um reservatório de 10 milhões de litros de água. A obra tem como objetivo suprir a demanda por água de 32 bairros, o que representa um universo de 92 mil pessoas, caso a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em Funilândia, pare por mais de um dia.

O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, anunciou que o reservatório de 10 milhões de litros de água será construído no alto do Morro São João, localizado ao lado do 25º Batalhão da Polícia Militar. Hoje, três empresas estão no páreo para executar a obra, que custaria em torno de R$ 7 milhões – segundo valor publicado no edital de licitação.

E o que não é difícil: constantemente a unidade de captação de água superficial do Rio das Velhas, localizada em Funilândia, enfrenta problemas que fogem do controle do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e tem que ter o seu bombeamento paralisado.

De acordo com Antônio Garcia Maciel (Toninho Macarrão), ex-presidente do SAAE, em janeiro de 2020 foram tratados pela ETA um volume de 454.695 m³ de água, o que gera uma média 15 a 22 milhões de litros por dia – sendo que esta “produção”pode variar de acordo com maior ou menor consumo por parte dos usuários.

Segundo ele, a produção de água tratada aumentou 19,8% em relação ao mesmo mês (janeiro) de 2019. “Com o funcionamento da ETA, os poços tiveram o tempo de bombeamento diminuído e seis poços tubulares foram desativados na região do bairro CDI, em razão da contaminação de ferro e manganês no lençol freático”, conta.

O reservatório atenderia diversas regiões – com a realização de manobras no sistema – em caso de necessidade. Sua construção se mostra ainda mais urgente quando o estudo hidrogeológico, realizado em 2013 pela empresa Servmar Ambiental e Engenharia, demonstrou a exaustão do sistema de poços profundos. “Alguns poços já apresentam exaustão, ou seja, secaram. Inclusive, alguns foram paralisados e tamponados pelo SAAE como, por exemplo, os poços que compõe o sistema de abastecimento de água Teófilo Otoni, na região do bairro Jardim Arizona”, completa.

Dá esq. p/ dir.: Antônio Garcia Maciel, ex-presidente do SAAE. Construção de reservatório de 10 milhões de litros de água  no alto do Morro São João.

Estação já ficou submersa e ainda sofre com descargas de resíduos

Além das paralisações programadas para manutenção, seja do próprio SAAE ou da Cemig – o local de captação sofre com intempéries e a poluição. No final de janeiro deste ano a unidade ficou completamente submersa devido às fortes chuvas que caíram sobre a região, o que acarretou uma paralisação de praticamente três dias até que o nível da água abaixasse.

Uma verdadeira força tarefa envolveu Prefeitura, a autarquia e empresas contratadas para acelerar o processo de funcionamento da estação e evitar que prejuízos maiores fossem contabilizado com a enchente. Sem muito o que fazer até que a vazão do rio se estabilizasse – a cheia chegou a 10m acima do normal – caminhões pipas e manobras no sistema de poços tubulares profundos salvou a cidade de um colapso pela falta de fornecimento de água para as regiões atendidas pela ETA.

A poluição do rio também é outro grave problema grave que interfere diretamente na operação da estação. “O Rio das Velhas ocasionalmente apresenta águas aparentemente contaminadas com esgoto vindo da região metropolitana de Belo Horizonte, não sendo possível o tratamento da mesma. Portanto, a interrupção da captação ocorre em um determinado tempo. Em 2019 houve cinco paralisações por estas razões citadas. Quanto às providências, foram realizados boletins de ocorrência, relatórios e registros fotográficos que foram encaminhados aos órgãos competentes. Entretanto, até hoje não obtivemos qualquer retorno”, finaliza o ex-presidente Toninho Macarrão.

Captação já ficou submersa devido às fortes chuvas na região e também sofre com a poluição. 

Entenda o projeto:

Saiba mais sobre este audacioso projeto que pode evitar que cerca de 32 bairros sofram com a falta de abastecimento, caso a ETA pare por um período mais prolongado:

• Qual a importância para o abastecimento da cidade um reservatório de 10 milhões de litros?

A implantação do reservatório com capacidade de 10.000 m³ no município de Sete Lagoas é uma obra de grande relevância, tendo em vista que irá melhorar significativamente os serviços prestados pelo SAAE, aumentando consideravelmente a quantidade de água ofertada à população, garantindo o abastecimento contínuo, especialmente nos períodos de seca onde a oferta de água fica deficiente e quando ocorrem paradas emergenciais do Sistema de Abastecimento de Água – Rio das Velhas.

• Como está o andamento da licitação?

O processo licitatório está previsto para ser concluído neste mês de março e os trabalhos terão início tão logo se cumpra os tramites burocráticos do contrato. O prazo de conclusão das obras, de acordo com o cronograma, é de aproximadamente seis meses. No edital de concorrência pública está previsto a instalação de um reservatório metálico de aço parafusado e/ou soldado, revestimento epóxi, e teto semiplano. No entanto, será admitido outras tecnologias tais como o vitrificado e aço inox, desde que as técnicas sejam equivalentes ou superiores ao especificado no edital. As dimensões previstas para o mesmo são de aproximadamente 30 metros de diâmetro e 13 de altura.

• O reservatório atenderá as localidades hoje atendidas pela água que vem da ETA ou a distribuição poderá ser direcionada para outras regiões?

O reservatório atenderá em sua maioria os 32 bairros que atualmente são abastecidos pela ETA Rio das Velhas e também poderá atender outras regiões, tais como, a região sul por meio de integração dos sistemas.

• Hoje, qual o plano B do SAAE quando a ETA está parada? Somente caminhões pipas conseguem suprir a demanda quando ocorre a paralisação desse sistema?

Quanto ao plano B, informamos que serão perfurados novos poços tubulares profundos a fim de alimentar o reservatório de 10.000 m³ nos períodos de estiagem e/ou quando o Rio não apresentar condições adequadas para tratamento. Dessa forma vamos suprir a demanda de água nas regiões que atualmente são abastecidas pela Estação de Tratamento de Água – ETA Rio das Velhas. Salientamos que o processo licitatório para contratação da empresa,para a perfuração dos novos oito poços, está em andamento. Em relação aos caminhões pipas, eles são usados de maneira paliativa, mas não suprem toda a demanda da cidade nos casos de paralisação do sistema.

• O reservatório poderá suprir quais localidades quando a ETA estiver parada? Quantas pessoas dependem da estação?

Quando houver paradas técnicas na ETA Rio das Velhas o reservatório de 10.000 m³ terá um armazenamento que irá suprir o abastecimento de água dos bairros: Carmo, Sta Rita de Cássia, Manoa, São Francisco, Nossa Senhora das Graças, JK, Planalto, Aeroporto, Funcionários, São João, Esperança, Jardim Europa, New York, Olinto Alvim, Emília, São Vicente, São Pedro, Brás Filizola, Interlagos I, II e III, Luxemburgo, Montreal, Monte Carlo, Canadá, Distrito Industrial, Industrias, CDI, Residenciais Da Vinci e Ermitage e parte do São Cristóvão. Atualmente, esses bairros representam 40 % da população de Sete Lagoas, ou seja, cerca de 92 mil habitantes.

• É intenção do SAAE deixar o reservatório sempre cheio e utilizar somente quando necessário?

O SAAE irá utilizar diariamente o reservatório para abastecimento dos bairros mencionados acima, assim será mantido o nível máximo do mesmo, porém com fluxo constante de distribuição.

• Há um prazo limite para esses 10 milhões de litros ficarem “armazenados”?

Escalaremos que não há prazo de armazenamento da água no reservatório. Será um fluxo constante, pois o mesmo receberá não somente água da ETA Rio das Velhas, mas de outros poços do sistema de abastecimento de água José Custódio bem como dos poços que serão perfurados.

• Hoje, quais as localidades representam maior problema para um abastecimento eficaz? Existe motivo específico?

Existem localidades mais afastadas do perímetro urbano que ainda não possuem reservatório, sendo muitas vezes, abastecidos por caminhão pipa, como a Gineta, parte da Lontrinha, Paredão, dentre outros. O SAAE está trabalhando para a instalação de tais reservatórios, muitos deles programados para o exercício de 2020.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Celso Martinelli
*Fotos: Divulgação