Diretoria Ampliada debate planejamento para 2020 e renovação do contrato de gestão

21/01/2020 - 18:02

A Diretoria Ampliada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniu, na última segunda-feira (20), para planejar as principais ações da entidade para o ano que se inicia. Dentre os pontos em discussão estavam a proposta de revisão da metodologia da cobrança pelo uso da água na bacia e dos Preços Públicos Unitários (PPU) praticados, o orçamento anual da Agência Peixe Vivo para aplicação no custeio de 2020 e a pauta da 107ª Reunião Plenária, a acontecer no dia 06 de fevereiro.

Os membros da Diretoria Ampliada também discutiram a campanha de comunicação social que o CBH Rio das Velhas promoverá em 2020. “Acredito que fomos muito felizes com as últimas campanhas que promovemos. Em 2018, fizemos o ‘Ação pelas águas: não à retenção dos dinheiros dos rios de Minas’ e, ao final, a situação [contingenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água] foi resolvida, e no ano passado promovemos a ‘Que rio queremos? Cuidar é melhor que destruir’, que teve uma visibilidade e um envolvimento popular muito grande. Para 2020, eu proponho que trabalhemos o tema as cidades e as águas. Porque a cidade tem dois problemas: ela não se preocupa com as águas que precisa para abastecer a população e, por outro lado, ela não sabe o que fazer com as águas que estão em seu território”, destacou o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano.

Ainda no encontro, os diretores debateram as recentes inundações no Ribeirão Arrudas, ocorridas entre Contagem e Belo Horizonte, e a qualidade da água do Rio das Velhas, especialmente nos períodos de estiagem, em que a vazão é menor.

Diretoria Ampliada

Peculiar à estrutura de gestão do CBH Rio das Velhas, a Diretoria Ampliada é composta por dois representantes de cada segmento que compõe um Comitê: sociedade civil e organizada, poder público estadual, municipal e usuários de água. São eles, respectivamente: Marcus Vinícius Polignano, do Instituto Guiacuy, e Procópio de Castro, da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO); Ênio Resende de Souza, da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), e Mila Batista Leite Corrêa da Costa, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH); Poliana Valgas, da prefeitura de Jequitibá, e Humberto Marques, da prefeitura de Belo Horizonte; e Renato Júnio Constâncio, da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), e Nelson Guimarães, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Luiz Ribeiro