Diretoria Ampliada e CTOC discutem declaração de conflito em pontos da bacia

21/05/2018 - 13:27

Com o intuito de discutir os resultados do estudo de análise de influência dos usos de recursos hídricos sobre as vazões disponíveis na bacia do Rio das Velhas, membros da Diretoria Ampliada e da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniram na sede da entidade, no dia 14 de maio.

O estudo tem como objetivo a elaboração de um levantamento de usuários de recursos hídricos e usos outorgados em regiões distintas na bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Para isso, prevê a atualização das informações relativas ao banco de dados geográficos; avaliação do impacto das vazões outorgadas e cadastros de uso insignificante sobre vazão de referência – Q7,10 – em determinadas regiões; e verificação da evolução das outorgas concedidas frente às vazões máximas outorgáveis em regiões críticas de acordo com o Plano de Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) Rio das Velhas até os dias atuais.

A reunião contou com a apresentação da empresa Irriplan, responsável pela execução do projeto, que demonstrou um balanço hídrico das sub-bacias em condições críticas.

“O estudo apontou a realidade de cada UTE [Unidade Territorial Estratégica] e acho que o caminho da declaração de conflito é uma questão prioritária”, destacou Ênio Resende, vice – presidente do Comitê, sobre a criticidade do balanço hídrico apresentado.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, destacou que o Comitê precisa tomar decisões. “A meu ver, não temos outra saída. Temos que recomendar uma declaração de área de conflito”.

Dando exemplos da atual condição da bacia hidrográfica, o presidente informou que, atualmente, a vazão do rio se mantém estável em função dos represamentos situados na região do Alto Rio das Velhas e a produção de água do Sinclinal Moeda, que garante a afluência do rio.

Outro exemplo é o cenário da realidade dos rios Bicudo e Picão, que passaram a ser rios intermitentes, ou seja, rios que secam em períodos do ano.

A reunião contou com a apresentação da empresa Irriplan,responsável pela execução do projeto, e dos membros da Diretoria Ampliada e CTOC. Crédito: Ohana Padilha

Confira a apresentação:

 


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br