Diretoria Ampliada e GACG recebem resultados da Pesquisa de Opinião junto aos usuários

07/03/2018 - 0:43

Integrantes da Diretoria Ampliada e do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Agência Peixe Vivo estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (06/03) para conhecerem os resultados da Pesquisa de Opinião junto aos Usuários Cobrados de Água, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2017. Também durante a reunião foi discutida a atual situação da posse dos novos membros e para definirem temas a serem abordados na 99ª Plenária, que está prevista para acontecer no dia 04 de abril de 2018.

A Pesquisa de Opinião junto aos Usuários tinha a finalidade de avaliar o cumprimento dos objetivos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Para aplicação da pesquisa, o CBH Rio das Velhas, por meio de sua secretaria executiva, a Agência Peixe Vivo, contratou a empresa BR Soluções que realizou a coleta de dados. A metodologia foi entrevistas via telefone, e-mail, formulários e aplicativo WhatsApp.

Segundo, Glayson Silva, administrador de informações e projetos da empresa contratada, foram consolidados, durante a pesquisa, informações de 586 usuários no banco de dados. Silva também relatou as dificuldades encontradas para a realização da pesquisa, como a falta de informações, principalmente telefone e e-mail dos usuários cadastrados no Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).

De acordo com apontamentos da empresa contratada, a pesquisa demonstrou um alto índice de desconhecimento da maioria dos segmentos quanto à existência e atribuições do Comitê e da Agência Peixe Vivo e dos mecanismos de cobrança.

Nesse contexto, o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, destaca que é importante produzir uma informação mais direcionada para o público usuário de água na Bacia, diante do desconhecimento da existência do CBH e, especialmente, em relação à aplicação dos recursos da cobrança. “Prezamos por uma gestão transparente. Por isso, a partir de agora, vamos intensificar nossas ações de divulgação, direcionando uma comunicação efetiva e eficaz para as empresas e demais usuários de água na região da Bacia. É importante que toda a sociedade saiba o direcionamento dos recursos da cobrança pelo uso da água e os investimentos que são feitos em benefícios da Bacia do Rio das Velhas”, destaca.

Confira os resultados da Pesquisa de Opinião junto aos Usuários de Água.

Veja as fotos da reunião:

Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br