Diretoria do CBH Rio das Velhas aprimora a comunicação em treinamento

27/03/2024 - 16:45

A comunicação é parte fundamental para a compreensão e divulgação dos processos, ações e resultados do Comitê. Com esse foco, a presidenta do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas, e o vice-presidente, Ronald Guerra, participaram de um treinamento especializado em técnicas comunicacionais. A ação, que ocorreu em duas datas, em 05 de dezembro de 2023 e 26 de março de 2024, foi realizada na sede do Comitê, em Belo Horizonte.


Na primeira data, ainda em dezembro, a presidenta Poliana Valgas, junto a equipe de Comunicação Social do CBH (TantoExpresso) e o analista de gerência de integração da Agência Peixe Vivo (APV), Dimas Corrêa, aprenderam técnicas e realizaram estudos de caso com a jornalista e especialista em comunicação Assertiva, Melânia Costa.

Na ocasião, a consultora trabalhou aspectos da “Comunicação e Liderança”, “Comunicação Interpessoal” e “Desenvolvimento de Pessoas”. Entre as atividades feitas, a 122º Reunião Plenária do CBH Rio das Velhas, realizada em 25 de outubro de 2023, foi revisitada e analisada como um estudo de caso. Juntos, os presentes discutiram e elaboraram estratégias que pudessem melhorar a condução e a comunicação antes, durante e após a reunião – estratégias que foram aplicadas nas reuniões plenárias seguintes e consideradas, por muitos, bastante efetivas.

Já no segundo momento, realizado em março, o vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Ronald Guerra, conheceu mais sobre a comunicação empresarial e ainda aprimorou as suas técnicas de contação de história, conhecido também como storytelling no jornalismo. A jornalista Melânia Costa construiu com Guerra métodos que possam ajudar na maneira de transmitir uma informação de maneira mais eficaz a um público específico.


Veja mais fotos:


Para o vice-presidente, a comunicação, quando alinhada a especificidades de cada setor, pode ser uma ferramenta poderosa para o engajamento das pessoas. “O Comitê tem uma diversidade muito grande de participação (…), e é feito de forma conjunta, então, devemos respeitar as especificidades de cada setor que o compõem, seja ele o poder público, os usuários de água e a sociedade civil organizada. Nesse sentido, é muito importante que o Comitê trabalhe suas pautas e seus temas, com uma comunicação interna ampla, e que possa levar a toda sociedade essas informações. Dessa forma, vamos fortalecer a nossa rede e conquistar o rio que queremos”, afirmou Ronald Guerra.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: Rodrigo de Angelis; João Alves