Diretoria do Comitê inicia ciclo de visitas aos territórios da bacia do Rio das Velhas

22/10/2021 - 19:12

Seguindo a proposta de aproximar ainda mais os conselheiros dos Subcomitês na gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e da Agência Peixe Vivo, a diretoria do colegiado visitou os municípios de Curvelo no dia 18 de outubro e Gouveia no dia 19 de outubro. O objetivo foi dialogar com os conselheiros dos Subcomitês Santo Antônio Maquiné e Rio Paraúna sobre as ações do Comitê nos territórios, apresentar o andamento do Programa de Conservação e Produção de Água e escutar quais são os desafios de cada região e o caminho para solucioná-los.

A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, destacou que as visitas aos territórios da bacia estão na pauta da diretoria há um tempo, no entanto só agora foi possível dar início, devido à pandemia. “As visitas foram um momento importante para a aproximação entre a realidade vivida por quem está no cotidiano local e a realidade de quem enfrenta os desafios da bacia no âmbito da gestão. Os membros dos Subcomitês são quem vivem a realidade de seus territórios e nos auxiliam na resolução dos problemas de cada região. As visitas nos permitirão conhecer quem são as pessoas que atuam em prol daquele território, como elas vivem e qual a dinâmica de cada região”, afirmou Poliana Valgas, que também enalteceu a importância de aproximação com a gestão pública de cada município.

A presidenta acredita que estreitar os laços entre Comitê e Subcomitês ajudará a entender melhor os problemas que existem em cada microbacia. “Assim, vamos nos aproximar cada vez mais da realidade dos municípios da bacia, aumentando a participação dos conselheiros e descentralizando ainda mais a gestão desses municípios”, completa Poliana.

Um dos principais diferenciais do CBH Rio das Velhas é justamente a sua estrutura de gestão descentralizada, conduzida nos territórios pelos Subcomitês de Bacia Hidrográfica. Previstos no Regimento Interno como formas de apoio à estrutura, os Subcomitês são órgãos consultivos e propositivos que facilitam os processos de articulação e comunicação entre os membros e aproximam a representatividade das diversas regiões da bacia junto à plenária do Comitê, Diretoria e Câmaras Técnicas.

As visitas seguiram todos os protocolos de segurança sanitária e ocorreram em um momento em que a pandemia apresenta sinais melhores com a diminuição da transmissão.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Karen Castelli e Izabel Nogueira