Distrito da Serra do Cipó recebe projeto piloto de fossa séptica

21/11/2018 - 12:49

Há pouco mais de um ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), a Prefeitura de Santana do Riacho, a ARSAE (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) e a Agência Peixe Vivo assinaram um Termo de Compromisso que tinha como principal objetivo a melhoria dos serviços de esgotamento sanitário e a revitalização do Ribeirão Soberbo, afluente do Rio Cipó. O acordo definiu que seria adotado no distrito da Serra do Cipó o modelo de esgotamento estático, aplicado em nível local, individual ou para poucas residências – como são os casos das fossas sépticas, biodigestoras e bombonas.

Pois nesta segunda-feira (19), durante reunião ordinária do Subcomitê Rio Cipó, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), detentora da concessão para prestação dos serviços de tratamento de esgotos no município de Santana do Riacho, apresentou aos conselheiros da entidade o modelo utilizado na primeira fossa séptica instalada.

Segundo o gerente regional da companhia, José Cláudio Ramos, é necessário fazer um levantamento preciso dos moradores em cada terreno, para que a fossa séptica seja instalada de acordo com a vazão de efluentes. “Fizemos um levantamento das residências, porém na casa onde o projeto foi instalado havia mais moradores do que foi observado. Implementamos então um recipiente de 1.800 litros e um filtro biológico, já que o nosso objetivo é desenvolver uma mini Estação de Tratamento de Esgotos” declarou.

Projeto a melhoria dos serviços de esgotamento sanitário e a revitalização do Ribeirão Soberbo, afluente do Rio Cipó. Fotos: Divulgação.

Além disso, o gerente da Copasa ainda explicou que para saber a vazão de efluentes daquela família é necessário esperar uma filtragem e, entorno de 20 dias, uma amostra será coletada. “Além de saber a vazão, vamos identificar se será necessário aprimorar aquela mini estação e, após sabermos os parâmetros ideais para cada família, vamos colocar o sistema como padrão na região” explicou.

O Rio Cipó é impedido de receber efluentes de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) – que são as águas resultantes do processo de tratamento. O que define isso é a resolução nº 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Essa proibição legal – que contribui para a manutenção da qualidade do rio – impede, dentre outras coisas, a adoção de um sistema convencional de esgotamento sanitário em localidades como o distrito da Serra do Cipó.

Para a coordenadora geral do Subcomitê Rio Cipó, Sônia Oliveira, é gratificante ver que o projeto de melhoria dos serviços de saneamento básico está saindo do papel. “Depois de cincos anos discutindo o que seria feito, tantos obstáculos e reuniões, é um alívio ver que demos o primeiro passo, mas muito ainda precisa ser feito”, comentou.

Ribeirão Soberbo

O Ribeirão Soberbo faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e está totalmente inserido no distrito Serra do Cipó, município de Santana do Riacho. Nasce numa região conhecida como Mãe d`água e forma a cachoeira Véu da Noiva – ponto turístico bastante procurado por turistas. A montante, o ribeirão apresenta águas límpidas que formam a cachoeira. Após atravessar todo o distrito e chegar à sua foz, no encontro com o Rio Cipó, sua qualidade decai um pouco.

Outros temas

A reunião trouxe, ainda, o acompanhamento do Projeto Hidroambiental do Córrego do Queijo, que visa promover a preservação e recuperação ambiental nas microbacias da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Cipó, cujos resultados venham contribuir para a maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos do seu território. Foi apresentado pela equipe de mobilização que há uma dificuldade em conscientizar os moradores da importância das obras, portanto, os conselheiros propuseram que o grupo de trabalho agendasse uma reunião com a empresa executora e a fiscalizadora para discutirem o que pode ser feito.

Além disso, equipe da ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) apresentou o Mosaico do Espinhaço Meridional da Serra do Cipó, que terá a primeira reunião no dia 4 de dezembro para definir os membros, regimento interno e a implementação do projeto.

“Saímos dessa reunião contentes por ver que estamos colhendo alguns frutos, mas para que todos os projetos deem sequência é essencial que os membros do Subcomitê continuem se empenhando. Os resultados apresentados hoje são fruto do que plantamos juntos”, comentou Sônia Oliveira ao fim do encontro.


Veja as fotos da reunião:


UTE Rio Cipó

A UTE Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho, em uma área de mais de 2 mil km². Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes do Rio das Velhas. A unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 km de extensão, além do Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br